Banco de Portugal

Quadros do Setor

A Central de Balanços recolhe dados contabilísticos das empresas que têm como fonte de informação, a partir de 2006, a Informação Empresarial Simplificada (IES). A IES substituiu o Inquérito Anual da Central de Balanços (IACB) do Banco de Portugal cuja cobertura não era exaustiva. É ainda de referir que em 2010 se assistiu à alteração dos normativos contabilísticos, com a substituição do Plano Oficial de Contabilidade (POC) pelo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e pela Normalização Contabilística para Microentidades (NCM). Esta alteração teve impacto na informação de base da Central de Balanços, com a reformulação dos conceitos contabilísticos subjacentes.

Neste contexto, a Central de Balanços disponibiliza os seguintes produtos estatísticos: os Quadros do Setor (QS), os Quadros da Empresa e do Setor (QES) e a Série Longa dos Quadros do Setor (Série Longa QS).

  • Os QS compreendem um conjunto mais completo de indicadores económico-financeiros por setor de atividade económica e por classe de dimensão, de acordo com os conceitos contabilísticos subjacentes ao SNC e NCM. Estas séries estão disponíveis a partir de 2010 e dirigem-se ao público em geral.
  • Os QES encontram-se também disponíveis a partir de 2010, combinando informação individual das empresas com os dados disponíveis nos QS para o agregado de setor de atividade económica e classe de dimensão onde as mesmas se encontram classificadas. O acesso aos QES é facultado às empresas e requer permissão e autenticação prévias na Área de Empresa.
  • A Série Longa QS inclui um conjunto mais restrito de indicadores por setor de atividade económica e classe de dimensão, definidos de forma a respeitar os conceitos subjacentes aos normativos contabilísticos atualmente em vigor, ao mesmo tempo que garantem a comparabilidade dos conceitos ao longo do período considerado. Estas séries estão disponíveis desde 1995 e dirigem-se ao público em geral.

Pode consultar, em baixo, os resultados anuais de qualquer agregado dos QS e da Série Longa QS (também disponíveis na vertente multidimensional do BPstat – Estatísticas online).

Para visualizar e transferir documentos em PDF é necessário o software Adobe Acrobat Reader. Esta aplicação pode ser instalada gratuitamente a partir da Internet.

Qualquer pedido de esclarecimento deve ser remetido para o seguinte endereço de correio eletrónico: centraldebalancos@bportugal.pt.

Quadros
Ano
Setor de Atividade Económica
Classe de Dimensão