
Os ativos têm uma distribuição muito mais desigual do que a dívida entre famílias com diferentes níveis de riqueza
15.11.2019
Os dados do Inquérito à Situação Financeira das Famílias (ISFF) permitem caracterizar a distribuição da riqueza das famílias residentes em Portugal. A riqueza de uma família corresponde à diferença entre o valor dos seus ativos e o das suas dívidas. De acordo com o ISFF 2017, cerca de 0,1% da riqueza total das famílias portuguesas é detida pelas famílias pertencentes ao grupo das 20% com menor riqueza e cerca de 70% da riqueza é detida pelas famílias do grupo das 20% com maior riqueza.
Esta elevada desigualdade da distribuição da riqueza decorre de os ativos terem uma distribuição muito mais desigual entre famílias com diferentes níveis de riqueza do que a dívida. O montante total de ativos detidos pelas famílias aumenta de forma acentuada com o nível de riqueza. O valor dos ativos detidos pelas famílias do grupo das 20% com maior riqueza é mais de 45 vezes o valor dos que são detidos pelas famílias do grupo das 20% com menor riqueza. No caso da dívida, os valores são mais próximos, ou seja, o valor das dívidas no grupo de maior riqueza é cerca de três vezes maior do que no grupo de menor riqueza.
Para mais detalhes ver na página do ISFF no site do Banco de Portugal a nota de destaque “Inquérito à Situação Financeira das Famílias 2017” divulgada no dia 13 de novembro de 2019.
Preparado por Sónia Costa, Luísa Farinha, Luís Martins, e Renata Mesquita. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.