Banco de Portugal

Início > Nota de Informação Estatística – Endividamento do setor não financeiro - julho de 2019 > Nota de Informação Estatística – Endividamento do setor não financeiro - julho de 2019

Nota de Informação Estatística – Endividamento do setor não financeiro - julho de 2019

O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.20 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a julho de 2019.

Em julho de 2019, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 728,7 mil milhões de euros, dos quais 327,8 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 400,8 mil milhões de euros ao setor privado. 

Relativamente a junho de 2019, o endividamento do setor não financeiro diminuiu 1,3 mil milhões de euros. Esta redução decorreu do decréscimo de 1,0 mil milhões de euros no endividamento do setor público e de 0,3 mil milhões de euros no endividamento do setor privado (Gráfico 1).

A diminuição do endividamento do setor público resultou, sobretudo, do decréscimo do endividamento face às administrações públicas e ao exterior, que foi parcialmente compensado pelo aumento do endividamento face ao setor financeiro e às empresas (Gráfico 2). 

No setor privado, observou-se uma redução do endividamento das empresas privadas face ao setor financeiro (0,7 mil milhões de euros), parcialmente compensada pelo acréscimo do endividamento face ao exterior (0,5 mil milhões de euros). Os particulares registaram, no essencial, uma diminuição do endividamento face ao setor financeiro (0,1 mil milhões de euros).

Próxima atualização: 21 out. 2019

Tags 
Media
Estatística
Endividamento do sector não financeiro
Nota de Informação Estatística

Páginas relacionadas

  • Quadro A.20 do Boletim Estatístico
  • BPstat | Endividamento do setor não financeiro
  • Política de revisões das estatísticas do Banco de Portugal

Mais sobre estes temas

  • Endividamento do setor não financeiro: nota de informação estatística de março de 2023
  • Financiamento das administrações públicas: nota de informação estatística de março de 2023
  • Investimento direto: nota de informação estatística de março de 2023