O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.15 do Boletim Estatístico e no BPstat, uma revisão das estatísticas da dívida pública.
Esta revisão é motivada pela nova versão do Manual do Défice e da Dívida1 publicada pelo Eurostat no dia 2 de agosto de 2019. O texto revisto apresenta, entre outras, uma alteração metodológica no registo dos juros capitalizados dos certificados de aforro na dívida pública, a qual se encontrava em discussão, desde 2015, num fórum permanente do Sistema Estatístico Europeu dedicado a assuntos metodológicos relevantes para a compilação do défice e da dívida. Este tema tem sido referido nos destaques do Instituto Nacional de Estatística relativos às notificações dos procedimentos de défices excessivos e o valor dos juros capitalizados é reportado no quadro 4 dessas notificações2.
Deste modo, a presente revisão reflete, unicamente, a inclusão dos montantes associados aos juros capitalizados dos certificados de aforro na dívida pública. O Gráfico 1 e o Quadro 1 sintetizam a revisão da série da dívida pública.