O Banco de Portugal divulga hoje, no quadro A.23 do Boletim Estatístico e no BPstat, estatísticas sobre a atividade dos fundos de investimento relativas ao ano de 2018.
O Banco de Portugal divulga hoje, no quadro A.23 do Boletim Estatístico e no BPstat, estatísticas sobre a atividade dos fundos de investimento relativas ao ano de 2018.
No final do ano de 2018, o valor líquido global das unidades de participação em circulação dos fundos de investimento foi de 25,3 mil milhões de euros, menos 1,2 mil milhões do que no final de 2017 (Gráfico 1).
Esta redução de atividade foi transversal a todos os instrumentos do ativo dos fundos de investimento, refletindo principalmente o desinvestimento em títulos de dívida, em cerca de 0,4 mil milhões de euros, em ativos não financeiros, em 0,3 mil milhões de euros, resultante da venda de imóveis, e ainda uma redução, no mesmo montante, do investimento em unidades de participação emitidas por fundos estrangeiros.
Os particulares mantiveram-se como o principal setor investidor em fundos de investimento, detendo cerca de 43 por cento do total das unidades de participação em circulação no final de 2018, tendo registado uma diminuição de 0,2 mil milhões de euros do montante investido durante 2018 (Gráfico 2).
Próxima atualização: 16 mai. 2019