As moedas de euro integram elementos de segurança altamente sofisticados que tornam o euro numa das moedas mais seguras do mundo.
Ainda que a estabilidade do euro o torne particularmente interessante para os contrafatores, o número de moedas contrafeitas detetadas representa uma proporção ínfima das moedas em circulação.
No entanto, uma moeda contrafeita não pode ser trocada por uma moeda genuína: quem aceitar uma moeda contrafeita como se de uma moeda autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor. Por esta razão, é importante saber reconhecer a autenticidade das moedas no momento em que são recebidas.
Se suspeitar da genuinidade de uma moeda de euro, confira os vários elementos de segurança (não se baseie apenas num deles) e, em caso de dúvida, compare-a com uma moeda que saiba ser verdadeira, procurando diferenças e nunca semelhanças.
Se mesmo assim ainda tiver dúvidas sobre a sua genuinidade, apresente a moeda suspeita numa das tesourarias do Banco de Portugal ou num balcão de uma instituição de crédito, onde lhe serão prestados todos os esclarecimentos.
Confira os elementos de segurança
Os elementos de segurança das moedas podem ser verificados facilmente. Basta tocar, observar a moeda e verificar as suas propriedades magnéticas (metodologia Tocar-Observar-Verificar).