Nas tesourarias do Banco de Portugal, é possível trocar notas de euro danificadas e realizar operações de troco de notas e moedas em euros.
Na impossibilidade de se dirigir presencialmente às tesourarias para trocar notas de euro danificadas, poderá enviá-las ao Banco de Portugal por correio.
Nesse caso, terá de recorrer ao serviço de correio registado com serviço especial de valor declarado[1], disponível em qualquer posto dos CTT.
Para enviar as notas por correio, terá de utilizar dois envelopes. Num dos envelopes, deve colocar as notas. No exterior, tem de escrever “contém numerário” e colocar informação discriminada sobre as notas que pretende trocar. Este envelope deve ser fechado e colocado dentro do segundo envelope, no qual tem também de incluir uma carta com:
1. os seus elementos de identificação:
- nome, número do cartão de cidadão ou passaporte e país emissor do documento de identificação, caso se trate de pessoa singular, ou nome da empresa e NIPC, caso se trate de pessoa coletiva;
- morada, telefone e e-mail. A indicação do e-mail permitirá ao Banco de Portugal enviar-lhe uma mensagem confirmando a receção do seu pedido e comunicando o número do seu processo.
2. o seu IBAN ou — caso a sua conta esteja sedeada no estrangeiro — o SWIFT CODE e restante informação bancária. O envio destes elementos é imprescindível porque, na troca de notas por correio, o valor em euros é diretamente transferido para a conta bancária que indicar.
Não se esqueça de incluir todos os elementos solicitados. Se a informação não estiver completa, o processo de troca não poderá ser iniciado.
Antes de fechar o segundo envelope, confirme que não falta nenhum dos dados pedidos e depois envie para:
Banco de Portugal
Departamento de Emissão e Tesouraria
Unidade Central de Operações com Numerário
Apartado 2001
1101-801 Lisboa
O seu pedido será analisado por ordem de chegada e o tempo de resposta dependerá da quantidade e da complexidade dos processos em análise. Assim que o processo estiver concluído, o Banco de Portugal notificá-lo-á desse facto.