
As dificuldades na aprendizagem e o contexto socioeconómico dos estudantes de 15 anos em Portugal afetam significativamente a sua literacia financeira
13.05.2022
Os dados do PISA 2018 indicam que os estudantes portugueses de 15 anos têm um nível médio de literacia financeira próximo do verificado nos EUA e em Espanha, superior ao de Itália, mas inferior ao da Estónia e Finlândia. Em Portugal, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, consideradas em conjunto, e o Alentejo são os territórios com menores níveis de literacia financeira.
Os estudantes que repetiram um ano letivo têm um diferencial negativo na literacia financeira de cerca de 100 pontos (o equivalente a um desvio-padrão) face aos restantes. Este resultado não é surpreendente, tendo em consideração a interligação entre a literacia financeira e as capacidades numéricas e de leitura. São igualmente de destacar os diferenciais existentes consoante o estatuto de imigrante, o número de livros em casa (medida indireta dos recursos disponíveis em casa, do contexto socioeconómico da família e do tipo de parentalidade), a educação dos pais e o género.
Para mais detalhes, ver “Literacia financeira dos estudantes de 15 anos em Portugal: Evidência do PISA 2018”, Revista de Estudos Económicos do Banco de Portugal, Vol.8, Nº 2.
Preparado por Hugo Reis e Lara Wemans. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.