O Banco de Portugal promoveu ontem a 1ª reunião do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital. A reunião foi presidida pelo Administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino.
Enquanto membro do Eurosistema, o Banco de Portugal participa ativamente nos trabalhos em curso do projeto do euro digital. Este projeto encontra-se atualmente na fase de investigação, que teve início a 1 de outubro de 2021 e deverá prolongar-se por 24 meses. Nesta fase, serão estudados os desenhos funcional e técnico do euro digital e avaliados os impactos associados à sua eventual emissão. A ser emitido, o euro digital será a Moeda Digital de Banco Central do Eurosistema.
Com o objetivo de obter a visão de diferentes intervenientes da sociedade quanto (i) às principais opções relativas à conceção e distribuição de um potencial euro digital e (ii) às oportunidades que a introdução do euro digital poderá trazer para os diferentes agentes e setores de atividade intervenientes no mercado de pagamentos nacional (consumidores, comerciantes, prestadores de serviços de pagamentos e fornecedores de infraestrutura de aceitação de pagamentos), o Banco de Portugal decidiu constituir um Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital.
Os membros do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital foram selecionados pelo Banco de Portugal, com base na sua experiência profissional e ligação ao sistema financeiro e, em particular, à área de pagamentos.
Na 1ª reunião do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital foram apresentadas as perspetivas dos membros sobre alguns dos tópicos em discussão no âmbito do projeto do euro digital, nomeadamente, os casos de uso considerados prioritários e as vantagens e desvantagens associadas a diferentes opções de desenho do euro digital.
Os trabalhos do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital deverão prolongar-se durante a fase de investigação do projeto.