
Em 2020 os preços aumentaram mais para as famílias do grupo de consumo reduzido
25.06.2021
Os índices de preços no consumidor são uma medida abrangente da variação dos preços dos bens e serviços habitualmente consumidos pelas famílias. A pandemia e as limitações associadas ao consumo de diversos bens e serviços implicaram ajustamentos nos cabazes de consumo da população e variações acentuadas dos preços de algumas componentes.
As estimativas da inflação calculadas para os diferentes grupos de consumo são bastante próximas nos anos de 2018 e 2019. Contudo, ao longo de 2020, registaram-se maiores aumentos de preços no grupo de consumo reduzido comparativamente ao grupo de consumo elevado. No conjunto do ano, a inflação estimada para o grupo de consumo reduzido foi 0,3%, o que compara com uma estimativa de 0,0% para o grupo de consumo elevado. O maior peso dos produtos alimentares no grupo de consumo reduzido, conjugado com a forte aceleração dos preços destes bens, explica em larga medida a maior estimativa de inflação obtida. No grupo de consumo elevado, a menor inflação reflete a maior importância da despesa em combustíveis, com uma forte queda dos preços em 2020.
Para mais detalhes consultar a Caixa 7 “Estimativas de inflação por quartis de despesa média” do Boletim Económico do Banco de Portugal de maio de 2021.
Preparado por Cátia Silva. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade da autora e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.