Banco de Portugal

Início > Economia numa imagem > Economia numa imagem

Economia numa imagem

Economia numa imagem

As medidas orçamentais contiveram os efeitos do choque pandémico sobre as famílias e as empresas

11.06.2021

Economia numa imagem: As medidas orçamentais contiveram os efeitos do choque pandémico sobre as famílias e as empresas

Em 2020, o rendimento disponível bruto da economia portuguesa reduziu-se 4,3% em termos nominais. As administrações públicas absorveram 85% desta perda (3,7 pp), tendo o contributo das medidas de apoio ao rendimento das famílias e empresas ascendido a 1,8 pp. 

As medidas de apoio orçamental limitaram o impacto do choque sobre as famílias e as empresas. Estas foram maioritariamente dirigidas às empresas e compensaram parcialmente as perdas de atividade deste setor institucional. Ainda assim, o rendimento disponível bruto das empresas diminuiu 11,4%, explicando 1,3 pp da perda total da economia. O contributo das medidas discricionárias foi de 1,6 pp, destacando-se o impacto do layoff simplificado, do incentivo extraordinário à normalização e da suspensão dos pagamentos por conta do IRC. Em contraste, o rendimento disponível dos particulares aumentou 1,0%, contribuindo em 0,7 pp para a variação do rendimento disponível bruto do total da economia. Para tal contribuíram os impactos diretos das medidas de apoio às famílias e indiretos dos apoios às empresas para salvaguarda do emprego e salários. Os apoios diretos, que incluem apenas as transferências realizadas diretamente do Estado na sequência de alterações legislativas, equivaleram a 0,4% do rendimento nacional.  

 

Para mais detalhes consultar a Caixa 5 “Perda de rendimento nacional: repartição por setor institucional“, do Boletim Económico do Banco de Portugal de maio de 2021.

 

Preparado por Ana Correia, Lara Wemans e Cristina Manteu. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade das autoras e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt. 


Consulte também:

04.06.2021 - Economia numa imagem: Os novos empréstimos e os reembolsos antecipados de crédito para habitação reduziram-se no início da pandemia, recuperando na segunda metade de 2020

28.05.2021 - Economia numa imagem: As empresas mais endividadas e mais afetadas por quebras de vendas durante a pandemia terão mais necessidades de capitalização

21.05.2021 - Economia numa imagem: A redução do investimento e o aumento do financiamento permitiu às empresas portuguesas aumentar as reservas de liquidez em 2020

 

Ver todos os Economia numa imagem

Tags 
Investigação
Economia numa imagem

Mais sobre estes temas

  • Economia numa imagem
  • Economia numa imagem
  • Economia numa imagem
  • Economia numa imagem
  • Economia numa imagem