A Central Banks and Supervisors' Network for Greening the Financial System (NGFS) divulgou hoje:
- Um relatório onde analisa as tendências de mercado relativas ao financiamento sustentável (Sustainable finance market dynamics: an overview);
- Um conjunto de indicadores estatísticos para acompanhar a evolução do financiamento verde (Dashbord on scaling up green finance).
O relatório analisa e faz recomendações em três áreas principais: i) a divulgação de informação relevante, por parte dos agentes económicos, sobre sustentabilidade ambiental, social e de governação; ii) a gestão do risco, sobretudo a forma como as instituições financeiras incorporam no seu processo de decisão os riscos associados às alterações climáticas; e iii) a mobilização de recursos para o investimento sustentável.
O Dashboard é acompanhado de uma nota explicativa e apresenta um conjunto de 21 indicadores estatísticos, relativos a seis domínios (economia real, reporte, risco, mobilização, regulação e iniciativas globais), que podem ser utilizados para acompanhar a evolução do financiamento verde, quer a nível global quer nacional.
A NGFS é uma rede global de bancos centrais e autoridades de supervisão, criada em dezembro de 2017 para promover a gestão dos riscos ambientais no setor financeiro, em especial os riscos associados às alterações climáticas, e apoiar a transição para uma economia mais sustentável, através da expansão do "financiamento verde". A rede conta atualmente com 87 membros e 13 observadores, de países que representam os cinco continentes e cerca de 75% das emissões globais de gases com efeito de estufa, supervisionando a totalidade dos bancos com importância sistémica e cerca de dois terços das seguradoras com o mesmo estatuto.
O Banco de Portugal aderiu à NGFS em dezembro de 2018, afirmando assim o seu compromisso em contribuir, no âmbito do seu mandato, para o esforço global de promoção dos objetivos ambientais e, em particular, de resposta às alterações climáticas. O Banco contribuiu para os documentos hoje divulgados, à semelhança do que tem sucedido relativamente aos outros documentos técnicos que a rede vem produzindo.