O Banco de Portugal publica hoje o Relatório de Supervisão Comportamental. O relatório descreve as atividades de regulação e de supervisão dos mercados bancários de retalho desenvolvidas pelo Banco de Portugal em 2015.
Este ano, o Relatório de Supervisão Comportamental volta a dar destaque à implementação do regime geral e do regime extraordinário do incumprimento em contratos de crédito.
São ainda abordados os desafios colocados pelos novos canais digitais na comercialização de produtos e de serviços bancários e a atenção que os mesmos merecem por parte do Banco de Portugal.
1 - Atividades de supervisão em 2015
A atuação mais intrusiva do Banco de Portugal resultou num aumento expressivo dos processos de contraordenação instaurados.
Em 2015, o Banco de Portugal realizou mais ações de inspeção, a mais instituições e com uma maior cobertura do território nacional. Foram conduzidas 467 ações de inspeção aos balcões, 23 ações nos serviços centrais das instituições e 525 ações à distância, abrangendo um total de 106 entidades, mais 10 entidades do que no ano anterior.
O reforço das ações de inspeção e a análise das reclamações dos clientes bancários resultaram no aumento significativo das recomendações e determinações específicas emitidas e dos processos de contraordenação instaurados, que mais do que triplicaram.
O Banco de Portugal emitiu 1034 recomendações e determinações específicas para corrigir as irregularidades detetadas, mais 35 por cento do que no ano anterior, dirigidas a 62 instituições.
O Banco instaurou 215 processos de contraordenação contra 45 instituições para sancionar infrações às normas aplicáveis no domínio da supervisão comportamental, mais 151 processos e mais 20 instituições do que em 2014.
As reclamações dos clientes bancários diminuíram pelo segundo ano consecutivo.
O Banco de Portugal recebeu 13 487 reclamações de clientes bancários contra a atuação de instituições de crédito, menos 5 por cento do que em 2014.
Esta diminuição foi transversal à generalidade das matérias, com exceção das contas de depósito, e decorreu, em grande medida, da redução das reclamações relativas aos regimes do incumprimento.
O mercado dos depósitos indexados e duais cresceu.
Os prospetos informativos de depósitos indexados e duais analisados pelo Banco de Portugal em 2015 aumentaram cerca de 19 por cento face ao ano anterior acompanhando o maior número de depósitos comercializados por um número maior de instituições.
O incumprimento na publicidade continua a ser residual.
O Banco fiscalizou 7603 suportes publicitários a produtos bancários de 62 instituições de crédito. Cerca de 97,8 por cento respeitavam as normas em vigor.