O Banco de Portugal publicou hoje o seu compromisso com a sustentabilidade e o financiamento sustentável.
O documento, aprovado pelo Conselho de Administração, estabelece as prioridades do Banco de Portugal na resposta aos desafios relacionados com a sustentabilidade e o financiamento sustentável, com destaque para os suscitados pelas alterações climáticas.
São definidas prioridades para a atuação do Banco de Portugal quer no domínio do seu mandato de estabilidade de preços, de estabilidade financeira e de aconselhamento económico, quer no que respeita à sua gestão interna.
No compromisso, o Banco de Portugal estabelece como eixos prioritários de atuação a identificação e a avaliação dos riscos associados ao impacto das alterações climáticas, a implementação de práticas internas de sustentabilidade, a intervenção nos fóruns nacionais e internacionais nos quais são debatidas medidas com potencial impacto no sistema financeiro, e o estabelecimento de parcerias e a comunicação destes temas.
O documento inclui ainda um enquadramento do tema, uma análise da abordagem seguida por bancos centrais e autoridades de supervisão neste domínio e um balanço do trabalho desenvolvido, até ao momento, pelo Banco de Portugal.