
A taxa de desemprego que não desencadeia inflação salarial tem vindo a diminuir desde 2013
14.02.2020
A taxa de desemprego não observada que não gera aumentos salariais crescentes (NAWRU, acrónimo da expressão inglesa “Non-Accelerating Wage Rate of Unemployment”), ter-se-á situado perto de 5,5% em Portugal, nas décadas de 1980 e 1990, de acordo com diversas estimativas. Duarte, Maria e Sazedj (2019) confirmam este resultado e estimam que a NAWRU aumentou a partir do início da década de 2000, atingindo um máximo próximo de 11% em 2013. Apesar da redução no período subsequente, os autores estimam que a NAWRU em Portugal permanece em níveis superiores aos observados no início da amostra.
Na área do euro a NAWRU apresenta níveis mais estáveis. Note-se, no entanto, que a área do euro apresentou taxas de desemprego persistentemente superiores nas primeiras três décadas da amostra. Por conseguinte, a evolução observada no mercado de trabalho português sugere um movimento de convergência face à área do euro, quer em termos da taxa de desemprego observada, quer em termos da NAWRU.
Para mais detalhes ver o artigo Duarte, Maria e Sazedj (2019), “Trends and cycles under changing economic conditions”, Banco de Portugal, Working Paper, No 18/2019.
Preparado por Cláudia Duarte, José R. Maria e Sharmin Sazedj. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.