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Um retrato das empresas portuguesas no comércio internacional de serviços não turísticos

Autores 
Birgitte Ringstad
Ano de Divulgação 
2018
Resumo 
O papel do comércio internacional de serviços na atividade das empresas tem aumentado nas últimas décadas e o seu estudo constitui um tópico ativo de investigação. Este artigo utiliza informação para as empresas portuguesas que participam no comércio internacional de serviços não turísticos, conjuntamente com informação detalhada sobre os seus balanços, e apresenta dois tipos de resultados. Em primeiro lugar, descrevem-se as principais características das empresas portuguesas exportadoras e importadoras de serviços em dimensões como o setor de atividade, idade, dimensão, produtividade e rentabilidade. Em segundo lugar, explora-se a informação detalhada sobre as transações para examinar os portfólios de serviços e geográficos destas empresas. A análise confirma a maioria dos resultados observados para outros países, designadamente a elevada heterogeneidade ao nível das empresas e a concentração dos valores do comércio internacional de serviços tanto entre empresas como dentro das mesmas. Mostra-se também que as empresas que se envolvem simultaneamente nas exportações e nas importações desempenham um papel proeminente no comércio português de serviços não turísticos.
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