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Maturidade de Curto Prazo e Miopia nas Empresas

Ano de Divulgação 
2018
Resumo 
A crise económica e financeira global reavivou o interesse geral para uma das questões mais antigas na literatura financeira: qual é a relação entre o valor de uma empresa e as suas políticas financeiras? O racional de uma redução da maturidade da dívida e de uma estratégia orientada para o curto prazo por parte da gestão das empresas está na vanguarda do debate. Este artigo analisa o argumento teórico da "maturity rat race" proposto por Brunnermeier e Oehmke (2013), num grupo de empresas com dificuldades financeiras durante a recente crise em Portugal. De acordo com os resultados obtidos, existe uma redução significativa na maturidade da dívida antes do incumprimento por parte da empresa - uma conclusão que é robusta utilizando várias especificações empíricas. Os resultados sugerem ainda que o peso excessivo da dívida de curto prazo leva a comportamentos míopes por parte das empresas (i.e., orientados para o curto prazo), sendo este padrão mais acentuado em empresas com dificuldades financeiras. As empresas que detêm uma maior proporção de dívida de curto prazo na sua estrutura de financiamento são mais propensas a investir em ativos de curto prazo e a gerir os resultados.
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