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Diferenças Regionais no Desempenho dos Alunos Portugueses: Evidência do Programa PISA da OCDE
2012
Authors
Ano de Divulgação
2012
Resumo
Este artigo estuda as diferenças regionais no nível e desigualdade do desempenho escolar em Portugal. Apesar da natureza centralizada do sistema educativo português, existem diferenças significativas entre as regiões. Considera-se, em primeiro lugar, o papel dos fatores familiares e da escola. Os resultados sugerem que o indivíduo e a família desempenham um papel importante na explicação, quer do desempenho, quer da desigualdade. As características da escola também são importantes, mas apenas em termos do desempenho. Além disso, o papel de efeitos regionais «puros» afigura-se limitado. Numa perspetiva de política educativa, parece existir margem de intervenção nomeadamente no que respeita à organização das escolas e a aspetos ligados às responsabilidades dos professores. No entanto, para se intervir sobre a desigualdade educativa, é necessário ter-se em conta não somente a escola, mas o contexto escola-família-comunidade.
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