- Select your idiom:
- PT
- EN
Troca de moeda estrangeira: 7 informações que vai querer saber

1. Consulte as instituições autorizadas a fazer câmbios
Apenas as instituições de crédito e as agências de câmbio autorizadas pelo Banco de Portugal podem fazer câmbio de moeda. Não são, todavia, obrigadas a disponibilizar esse serviço para todas as divisas.
Consulte no site do Banco de Portugal a lista de instituições autorizadas pelo Banco de Portugal a fazer câmbios.
2. O Banco de Portugal não troca moeda estrangeira
O Banco de Portugal não troca moeda estrangeira, com exceção das notas dos países que aderem ao euro e somente no período estabelecido para o efeito pelo Banco Central Europeu (geralmente, dois meses após a data de adesão do país em causa ao euro).
3. As taxas de câmbio são livremente fixadas
As taxas de câmbio praticadas pelas instituições de crédito e pelas agências de câmbio são livremente fixadas por estas entidades, uma vez que o mercado cambial se encontra liberalizado.
4. A taxa de câmbio praticada por uma instituição de crédito ou por uma agência de câmbio pode ser diferente da taxa de câmbio de referência
As taxas de câmbio de referência do euro são disponibilizadas diariamente pelo Banco Central Europeu para um conjunto de moedas.
Estas taxas destinam-se unicamente a ser utilizadas como referência e não para efeitos da realização de transações. Por essa razão, podem não corresponder ao valor cobrado pela instituição de crédito ou pela agência de câmbio em causa.
5. Para a mesma moeda, as instituições publicam sempre duas cotações
- Cotação de venda – é o preço que a instituição cobra ao público por lhe vender a moeda em causa.
- Cotação de compra – é o preço que a instituição cobra ao público por lhe comprar a moeda em causa.
O preço que a instituição cobra ao público por lhe vender certa moeda é sempre superior ao valor que lhe oferece pela mesma moeda.
6. Além da taxa de câmbio, as instituições podem cobrar comissões
As instituições de crédito e as agências de câmbio podem cobrar comissões pelo câmbio, além da taxa de câmbio estabelecida por cada instituição. Estas comissões devem constar do preçário da entidade em causa. No Portal do Cliente Bancário pode consultar os preçários das instituições autorizadas a efetuar câmbios.
Quando não são cobradas comissões pelo câmbio da moeda, estes custos podem estar implícitos nas taxas de câmbio praticadas pela instituição em causa.
7. Utilize o conversor de moeda no site do Banco de Portugal
Pode converter moedas de um conjunto de países noutras moedas através do conversor disponível no site do Banco de Portugal. O conversor funciona com base nas taxas de câmbio de referência publicadas diariamente pelo Banco Central Europeu e pelo Banco de Portugal.
Se a moeda que pretende converter não se encontrar disponível no site do Banco de Portugal, consulte o site respetivo do banco central emissor.