Está aqui

TARGET Services

Os TARGET services são um conjunto de serviços desenvolvidos e operados pelo Eurosistema que liquidam em moeda de banco central. 

Incluem o TARGET2 (para liquidação de pagamentos), o T2S (para liquidação de títulos) e o TIPS (para liquidação de pagamentos instantâneos).
 

Evolução dos TARGET Services

A evolução dos TARGET Services resulta de um projeto do Eurosistema (TARGET Consolidation) para aumentar a eficiência e a integração dos mercados financeiros na Europa. O projeto prevê substituir o TARGET2 e implementar um novo sistema de liquidação por bruto em tempo real, otimizando a gestão de liquidez em todos os TARGET Services.

No futuro, os TARGET Services serão constituídos pelo T2, T2S e TIPS. 

O T2 incluirá o CLM (Central Liquidity Management) e o RTGS (Real-Time Gross Settlement). No CLM serão liquidadas as operações com o banco central. No RTGS serão liquidados os pagamentos interbancários, de clientes e as transações dos sistemas periféricos.

 

Deste projeto resultará a adoção do standard de mensagens ISO 20022 e um ponto de acesso comum aos diferentes serviços.

Como a implementação do projeto em produção ocorrerá em big bang, as instituições que não migrem para a nova plataforma na data prevista para entrada em produção (novembro de 2021) ficarão impossibilitadas de liquidar operações em moeda banco central.