Está aqui

TARGET Instant Payment Settlement

O TIPS (TARGET Instant Payment Settlement service) é um serviço de liquidação do Eurosistema. Permite que os fornecedores de serviços de pagamento ofereçam aos seus clientes a possibilidade de transferirem fundos em tempo real e ininterruptamente todos os dias do ano, através de pagamentos imediatos. 

Este serviço entrou em produção a 30 de novembro de 2018 e, em outubro de 2020, passou a ser utilizado por prestadores de serviço de pagamento da comunidade portuguesa. O serviço é compatível com o SEPA Instant Credit Transfer (SCTInst) Rulebook e foi desenvolvido como uma extensão do TARGET2; como tal, a liquidação dos pagamentos ocorre em moeda de banco central.

Atualmente, o TIPS liquida as transferências de pagamentos apenas em euros. Porém, a plataforma foi desenvolvida com base no princípio multi-currency, ou seja, existe a possibilidade de serem abertas contas em outras moedas.

Informação para profissionais

Preçário

Para consultar aceder a preçário.

 

Releases

O Eurosistema procura melhorar continuamente as  infraestruturas de mercado que disponibiliza, de modo a responder às necessidades de negócio dos seus stakeholders. Para o efeito, são planeadas e implementadas novas versões dos sistemas -  releases – as  quais contemplam alterações técnicas/funcionais, a introdução de novas funcionalidades e/ou a resolução de problemas. 

Informação sobre as próximas releases  do TIPS pode ser consultada em Releases Futuras TIPS. As releases já implementadas podem ser consultadas em Histórico Releases TIPS.