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Responsabilidade social

O Banco de Portugal trabalha junto da comunidade através de iniciativas de responsabilidade social e de voluntariado, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e justa. 

A política de responsabilidade social e voluntariado do Banco contempla três áreas de atuação: i) inclusão pela educação, colocando o conhecimento e as competências dos colaboradores ao serviço da comunidade escolar; ii) ajuda às comunidades mais próximas dos edifícios do Banco, designadamente através de ações de doação de alimentos e de combate ao isolamento; iii) apoio financeiro a ações identificadas pelas entidades dos setores sociais parceiras do Banco.

Diversidade e inclusão

O Banco de Portugal é membro fundador da ESCB & SSM Diversity Network, uma rede dinamizada pelo Banco Central Europeu que tem como objetivos potenciar a colaboração entre os elementos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do Mecanismo Único de Supervisão e fomentar a partilha de boas práticas na promoção da igualdade. Também participa no iGen – Fórum Organizações para a Igualdade, no âmbito do qual assumiu o compromisso de incorporar nas estratégias e nos modelos de gestão os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho.

O Banco procura garantir a igualdade e a não discriminação através das políticas que adota. O Código de Conduta dos Trabalhadores do Banco de Portugal e o Quadro Geral de Princípios dos Adjudicatários do Banco de Portugal são exemplos destas políticas.