Está aqui

Política de qualidade

A informação estatística compilada e publicada pelo Banco de Portugal cumpre as orientações e as normas de gestão da qualidade definidas nos documentos e nos manuais de referência nacionais e internacionais.

 

As estatísticas do Banco de Portugal são transparentes

As várias fases do processo de compilação estatística (aquisição, processamento, exploração e disseminação da informação) seguem as boas práticas e os conceitos, as definições e metodologias aceites a nível nacional e internacional, que estão vertidos nos documentos disponibilizados no sítio do Banco de Portugal e nos sítios de organismos nacionais e internacionais.

 

São precisas e fiáveis

O Banco de Portugal recebe informação estatística elementar de diferentes fontes de informação, através de processos de recolha igualmente diversificados, procurando selecionar a fonte e o processo que lhe permite aceder à informação de maior qualidade, em cada domínio estatístico. A informação elementar privilegia a compilação de microdados, o que permite um controlo de qualidade mais eficaz.

 

Consistentes

Alterações significativas de metodologia são devida e oportunamente divulgadas no sítio do Banco de Portugal. A revisão de resultados estatísticos previamente publicados obedece a procedimentos definidos na Política de Revisões das Estatísticas do Banco de Portugal.

 

E podem ser consultadas, por todos, gratuitamente na internet

O Banco de Portugal divulga, gratuitamente, informação estatística e a correspondente metainformação no Portal BPstat e no Boletim Estatístico, de acordo com o calendário publicado no início de cada ano no sítio institucional.

 

Informação não publicada e não confidencial pode ser disponibilizada mediante pedido escrito endereçado ao Banco de Portugal (para estatisticas.Online@bportugal.pt), sujeito a apreciação.

 

Orientações e normas de gestão da qualidade estatística

Tags