Quais os impactos da COVID-19 nas empresas?

O Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal lançaram o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas (COVID-IREE) tendo como objetivo identificar os efeitos da pandemia na atividade das empresas. Esta informação é necessária para que se possam reconhecer tendências e perspetivar linhas a seguir para minorar impactos económicos, nomeadamente sobre as próprias empresas.
Este inquérito começou por ter frequência semanal de modo a obter informação de carácter urgente sobre as consequências da atual pandemia (COVID-19) na atividade empresarial, tendo passado para uma frequência quinzenal após a cessação do estado de emergência mas em que se manteve um conjunto de limitações à atividade económica. Considerando a evolução das restrições à atividade económica decorrentes da pandemia COVID-19, o INE e o BdP decidiram suspender o questionário a partir do mês de agosto, podendo esta decisão ser revertida caso as condições de emergência sanitária ou económica assim o justifiquem.
Como evoluiu a atividade das empresas portuguesas na 1ª quinzena de fevereiro?
Na 1ª quinzena de fevereiro de 2021, 92% das empresas estavam em produção ou funcionamento, mesmo que parcialmente, o que compara com 82% na primeira quinzena de abril de 2020 (primeiro confinamento) (+10 p.p.).
62% das empresas registaram uma redução no volume de negócios na 1ª quinzena de fevereiro (face ao registado no mesmo período do ano anterior), o que compara com 81% primeira quinzena de abril de 2020 (-19 p.p.).
Admitindo o controlo efetivo da pandemia em 2021, 32% das empresas consideram que o volume de negócios voltará ao normal num intervalo médio de 10,1 meses. 10% das empresas consideram que não vão voltar ao nível normal.
Consulte a nota informativa completa e o ficheiro excel com os dados.
Consulte todos os resultados do inquérito:
1.ª quinzena de fevereiro de 2021: nota informativa, o ficheiro de dados.e a infografia
Novembro: nota informativa e ficheiro de dados
1.ª quinzena de julho: nota informativa e ficheiro de dados
2.ª quinzena de junho: nota informativa e ficheiro de dados
1.ª quinzena de junho: nota informativa e ficheiro de dados
2.ª quinzena de maio: nota informativa e ficheiro de dados
1.ª quinzena de maio: nota informativa e ficheiro de dados
4.ª semana (27 de abril a 1 de maio): nota informativa e ficheiro de dados
3.ª semana (20 a 24 de abril): nota informativa e ficheiro de dados
2.ª semana (13 a 17 de abril): nota informativa e ficheiro de dados
1.ª semana (6 a 10 de abril): nota informativa e ficheiro de dados