- Select your idiom:
- PT
- EN
Utiliza sites de compra e venda de artigos usados?

Utiliza sites de compra e venda de artigos usados? Saiba como evitar burlas
As plataformas para compra e venda de artigos entre particulares são cada vez mais utilizadas para encontrar bens em segunda mão ou vender produtos de que os utilizadores já não precisam.
Na hora de fechar negócio, deve garantir que as transações são feitas de forma segura.
Não introduza os seus dados em sites ou aplicações que não conheça ou de cuja autenticidade desconfia.
Não divulgue informação pessoal ou documentos (como o cartão do cidadão), porque podem ser utilizados indevidamente.
Não partilhe com terceiros os dados do seu cartão bancário, as credenciais de acesso aos seus canais digitais ou os códigos de autenticação de operações.
Na compra e venda de artigos através de plataformas para compra e venda de artigos, privilegie as transações presenciais ou as entregas com envios à cobrança.
As transações presenciais devem ser feitas num local público. Isto permite que o comprador verifique o artigo antes de pagar e que o vendedor receba o pagamento antes de entregar o artigo.
Uma solução de pagamento muito utilizada nas plataformas de compra e venda de artigos é o MB WAY, uma aplicação (app) para telemóvel que permite transferir dinheiro para outra pessoa ou receber dinheiro de outra pessoa, de forma instantânea.
Se não tem MB WAY, não aceite ajuda de desconhecidos (incluindo do vendedor ou do comprador de um artigo) para aderir a este serviço. Informe-se no seu banco ou veja aqui a forma de aderir e utilizar corretamente este serviço e evitar situações de fraude. Os burlões oferecem-se muitas vezes para ajudar com o processo de adesão ao MB WAY. Durante este processo, o burlão pede à vítima para associar o MB WAY ao número de telemóvel do burlão, explicando que, deste modo, ela estará a autorizar a transferência do dinheiro. Contudo, tendo o MB WAY da vítima associado ao seu telemóvel, o burlão passa a ter acesso à conta bancária da vítima e a poder fazer levantamentos ou transferências de dinheiro para outras contas.
Lembre-se, na adesão ao MB WAY:
- Associe apenas o seu número de telemóvel. Quando adere ao MB WAY, nunca associe à sua conta bancária um número de telemóvel que não seja o seu;
- Defina um código de acesso de seis dígitos robusto. Crie um código que não seja fácil de adivinhar e nunca o partilhe com terceiros;
- Instale a aplicação através de lojas de aplicações oficiais.
Antes de fazer ou receber pagamentos, certifique-se de que conhece as funcionalidades do MB WAY e que utiliza a aplicação de forma correta.
Quando realiza transações com MB WAY:
- Não associe à sua conta outro número de telemóvel. Quando associa outro número de telemóvel ao MB WAY que não seja o seu, está a dar acesso a terceiros à sua conta bancária.
- Não divulgue o seu código a terceiros. O código de acesso ao MB WAY é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na sua conta bancária.
- Certifique-se de que está a utilizar a funcionalidade correta e verifique as notificações que recebe na aplicação antes de as aceitar.
Se estiver a vender um artigo, é normal que o comprador lhe peça o seu número de telemóvel para efetuar o pagamento por MB WAY. No entanto, confirme sempre que o comprador utiliza a funcionalidade do MB WAY “Enviar dinheiro” e não “Pedir dinheiro”. Há burlões que, fingindo fazer um pagamento, utilizam a funcionalidade do MBWAY “Pedir dinheiro” (com o valor do preço do artigo que alegadamente pretendem adquirir). Se, por distração, o vendedor aceitar este pedido, em vez de receber o dinheiro da venda, estará, sim, a enviar dinheiro para a conta do comprador.
Caso seja vítima ou suspeite de uma situação fraudulenta, reporte de imediato ao órgão de polícia criminal mais próximo (PSP, GNR ou PJ) ou ao Ministério Público.
Deve guardar e entregar às autoridades competentes todos os dados referentes à compra/venda fraudulenta para apresentar queixa.
Notifique também a plataforma de compra e venda para que possam verificar a situação.