Forward Guidance
A forward guidance consiste na indicação, pelo banco central, das suas intenções de política monetária futura, com base nas perspetivas para a estabilidade de preços.
A indicação sobre a orientação futura da política monetária é particularmente útil quando as taxas de juro se situam em níveis muito baixos e já não é possível ou desejável reduzi-las mais. Ao dar indicações sobre as suas intenções, o BCE ajuda os agentes económicos a terem uma noção mais clara de como os custos de financiamento podem evoluir e contribui para dar o necessário impulso à economia. A indicação de intenções futuras torna a política monetária do BCE mais eficaz e facilita a concretização do seu principal objetivo: o de servir os cidadãos europeus através da manutenção da estabilidade de preços.
O Conselho do BCE começou a fornecer tais indicações em julho de 2013, quando declarou esperar que as taxas de juro diretoras permanecessem baixas por um período de tempo alargado. Desde então, as indicações do BCE foram adaptadas em várias ocasiões.