Está aqui

#EUROat20

O euro faz 20 anos em 2019, o que é motivo de celebração.

O seu sucesso pode ser medido pelo número crescente de países membros, dos 11 fundadores – incluindo Portugal – aos atuais 19 membros da União Europeia. 

Embora os cidadãos só tenham contactado com a moeda única europeia em janeiro de 2002 – ano em que foram introduzidas as notas e moedas – o euro foi criado em 1 de janeiro de 1999, data em que as taxas de câmbio entre as moedas dos países membros foram fixadas de forma irrevogável. Na verdade, as moedas nacionais – que continuaram em circulação durante um período transitório de três anos para facilitar a adaptação dos cidadãos e das empresas – tornaram-se desde essa data meras denominações nacionais do euro.

O Banco de Portugal, na mesma linha do Banco Central Europeu, decidiu comemorar este importante aniversário invocando, ao longo dos próximos meses, datas, momentos, protagonistas, testemunhos e dados ilustrativos do mais extraordinário projeto europeu jamais concretizado, unindo 340 milhões de cidadãos. 

Siga-nos no Instagram, no Twitter e no LinkedIn

O euro, a nossa moeda.

 
 
 
View this post on Instagram

O euro faz 20 anos. Mario Draghi é presidente do Banco Central Europeu desde novembro de 2011. O euro. A nossa moeda. #EUROat20 #euroanossamoeda #ecb

A post shared by Banco de Portugal (@bancodeportugaloficial) on Mar 28, 2019 at 4:43am PDT

Tags