Está aqui

Estatísticas

O Banco de Portugal recolhe e elabora as estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos, designadamente no âmbito da sua colaboração com o Banco Central Europeu (BCE) (Artigo 13.º da Lei Orgânica).

A Lei do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 22/2008 de 13 de maio) reconhece o Banco de Portugal enquanto autoridade estatística e, nessa qualidade, o Banco de Portugal faz parte do Sistema Estatístico Nacional (SEN), sem prejuízo das garantias de independência decorrentes da sua participação no Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC). No âmbito do Sistema Estatístico Nacional, o Banco de Portugal publica planos e relatórios sobre a sua atividade estatística.

As estatísticas compiladas e produzidas pelo Banco de Portugal são:

  • Utilizadas internamente no âmbito das suas atribuições, sendo particularmente relevantes para a elaboração de estudos e previsões sobre a economia portuguesa;
  • Comunicadas aos organismos internacionais, em particular ao Banco Central Europeu, no âmbito dos compromissos assumidos no domínio estatístico;
  • Divulgadas gratuitamente através do BPstat e do Boletim Estatístico, enquanto serviço público.

O Banco de Portugal divulga um vasto conjunto de estatísticas sobre a economia portuguesa e diversas publicações no âmbito da função estatística, com destaque para o Boletim Estatístico e respetivos Suplementos, as Notas de Informação Estatística e os Estudos da Central de Balanços.

 

O Banco mantém protocolos com várias instituições nacionais para garantir a qualidade das estatísticas sobre a economia portuguesa, incluindo: Administrações públicasTurismo de Portugal, IP e Instituto Nacional de Estatística, IP; e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

 

Domínios

Monetárias e financeiras

As estatísticas monetárias e financeiras apresentam os agregados monetários e respetivas contrapartidas, os balanços das instituições financeiras monetárias e não monetárias, e as taxas de juro das operações bancárias com o público e do mercado monetário.

 

Subdomínios

Balanço das instituições financeiras monetárias

As estatísticas de balanço das instituições financeiras monetárias compreendem os agregados monetários, o balanço do Banco Central e o balanço das outras instituições financeiras monetárias (bancos) e decorrem do registo estatístico dos dados contabilísticos destas instituições.

Balanço dos outros intermediários financeiros, auxiliares financeiros e instituições financeiras cativas e prestamistas

As estatísticas de Balanço dos outros intermediários financeiros (exceto Sociedades de Seguros e Fundos Pensões), auxiliares financeiros e instituições financeiras cativas e prestamistas, compreendem os balanços estatísticos dos outros intermediários, dos auxiliares financeiros e das instituições financeiras cativas e prestamistas.

Balanço dos fundos de investimento

As estatísticas de balanço dos fundos de investimento, compreendem os balanços estatísticos dos fundos de investimento.

Mercado monetário

As estatísticas dos mercados monetários disponibilizam informação sobre o mercado monetário do euro, relativa quer à área do euro, quer ao segmento do mercado português.

Taxas de juro

As estatísticas de taxas de juro traduzem as taxas de juro aplicadas pelo sistema bancário residente sobre operações de empréstimos e de depósitos.

Estatísticas externas

As estatísticas externas medem as relações de uma economia com o exterior. Incluem as estatísticas da balança de pagamentos (transações), as estatísticas da posição de investimento internacional (posições), as estatísticas de reservas internacionais e as estatísticas bancárias internacionais.

 

Subdomínios

Balança de pagamentos

As estatísticas da balança de pagamentos traduzem as transações económicas ocorridas entre residentes e não residentes durante um determinado período de tempo e compreendem transações sobre bens, serviços, rendimentos, transferências sem contrapartida e operações financeiras.

Posição de investimento internacional

As estatísticas da posição de investimento internacional traduzem o valor e a composição dos ativos financeiros e dos passivos da economia residente face ao exterior no final de um determinado período de tempo. Esta estatística permite o apuramento da dívida externa.

Estatísticas bancárias internacionais em base consolidada

As estatísticas bancárias internacionais compreendem os ativos financeiros internacionais dos bancos portugueses em base consolidada.

Reservas internacionais

As estatísticas de reservas internacionais compreendem os ativos externos prontamente disponíveis e controlados pela autoridade monetária para fazer face às necessidades de financiamento externo do País e são parte integrante dos ativos externos do Eurosistema, para os países que pertencem à União Monetária Europeia.

Endividamento do setor não financeiro

O endividamento do setor não financeiro compreende as posições em final de período das sociedades não financeiras, das administrações públicas e dos particulares, referentes a passivos sob a forma de empréstimos, títulos de dívida e créditos comerciais.

Administrações públicas

As estatísticas das administrações públicas apresentam as operações das administrações públicas com os vários setores residentes da economia e com o resto do mundo. Incluem nomeadamente, informação sobre o financiamento das administrações públicas e sobre a dívida pública.

 

Subdomínios

Financiamento das administrações públicas

O financiamento das administrações públicas traduz os passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação de depósitos e das aplicações em títulos, exceto as transações em ações emitidas por outros setores que não bancos, e de créditos comerciais de residentes.

Execução orçamental

As estatísticas da execução orçamental refletem a cobrança das receitas previstas e o pagamento das despesas fixadas no Orçamento do Estado.

Dívida pública

A dívida pública traduz o nível de endividamento das administrações públicas e compreende as suas responsabilidades face aos restantes setores residentes da economia e do resto do mundo.

Intervenções das administrações públicas para apoio ao sistema financeiro

A intervenção das administrações públicas para o apoio ao sistema financeiro compreende a informação sobre o impacto no défice e na dívida das administrações públicas das medidas de apoio realizadas.

Empresas da central de balanços

As estatísticas das empresas da central de balanços integram um conjunto de indicadores sobre o setor das sociedades não financeiras, nomeadamente indicadores sobre o balanço e a demonstração de resultados, bem como rácios económico-financeiros.

Câmbios

As estatísticas cambiais apresentam informação sobre as cotações de um vasto conjunto de moedas e sobre índices cambiais.

 

Subdomínios

Taxas de câmbio

As estatísticas de taxas de câmbio traduzem os preços das moedas face a uma moeda de referência e compreendem taxas de câmbio diárias e mensais.

Índices cambiais

As estatísticas de índices cambiais efetivos nominais constituem uma medida de síntese do valor externo de uma moeda em relação às moedas dos principais parceiros comerciais e, quando deflacionados, são os indicadores mais utilizados para medir a competitividade externa da economia.

Contas nacionais

As contas nacionais compreendem as contas financeiras e não financeiras da economia abrangendo os principais indicadores macroeconómicos e as relações económicas dos diversos setores residentes e exterior.

 

Subdomínios

PIB ótica da despesa

Informação sobre o produto interno bruto (PIB) a preços de mercado e principais componentes da despesa em Portugal e na área do euro (média e outros países da AE).

PIB ótica da produção

Informação sobre o produto interno bruto (PIB) a preços de mercado na ótica da produção em Portugal: valor acrescentado bruto (VAB) a preços base desagregado pelos principais ramos de atividade e impostos líquidos de subsídios sobre os produtos.

Capacidade/necessidade líquida de financiamento

Informação sobre a capacidade/necessidade líquida de financiamento da economia, com detalhe por setor institucional residente, apurada na ótica das contas nacionais não financeiras.

Rendimento e poupança dos particulares

Informação sobre as principais componentes do rendimento disponível e poupança dos particulares (famílias e instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias) em Portugal.

Contas nacionais financeiras

As contas nacionais financeiras abrangem um conjunto estruturado e coerente de informação estatística que regista as operações financeiras – fluxos e stocks – entre os vários setores institucionais da economia e entre esses setores e o resto do mundo, nos diversos instrumentos financeiros.

Preços

As estatísticas de preços abrangem um conjunto de indicadores de evolução dos preços em Portugal: no consumidor, na produção e na habitação e deflatores de contas nacionais. Para o indicador harmonizado IHPC é possível a comparação com as áreas económicas mais relevantes.

 

Subdomínios

Preços das matérias-primas

As estatísticas de preços das matérias-primas correspondem aos preços nos mercados internacionais e abrangem o preço do petróleo e o preço das matérias-primas não energéticas.

Preços de habitação

As estatísticas de preços de habitação compreendem os indicadores para a evolução dos preços de transação da habitação (alojamentos novos e existentes) em Portugal.

Índice de preços no consumidor

Indicador de inflação em Portugal que mede a evolução média dos preços de um cabaz (atualizado regularmente) de bens e serviços representativo da despesa dos consumidores residentes. A informação é detalhada por classes COICOP e por agregados de bens e serviços.

Índice harmonizado de preços no consumidor

Indicador harmonizado de inflação em Portugal que mede a evolução média dos preços de um cabaz de bens e serviços representativo da despesa das famílias em consumo final efetuada no território (incluindo "turistas”). A informação encontra-se detalhada por classes COICOP e por agregados de bens e serviços e, para Portugal, inclui medidas de tendência. Esta informação é comparável e com a dos demais países da AE e com a média da AE e da UE que também é disponibilizada no BPstat.

Deflatores de contas nacionais

Estatísticas da evolução dos preços subjacentes aos principais agregados de despesa das contas nacionais em Portugal.

Emissão monetária

As estatísticas da emissão monetária apresentam informação sobre notas e moedas associada às principais fases do ciclo de vida do numerário.

Indicadores de atividade económica

Os indicadores de atividade económica permitem acompanhar a evolução da conjuntura económica e antecipar a evolução dos principais agregados macroeconómicos.

 

Subdomínios

Indicadores de confiança

Indicadores qualitativos divulgados pela Comissão Europeia que incluem o indicador de sentimento económico, os indicadores de confiança setoriais (indústria, comércio a retalho, serviços e construção) e o indicador de confiança dos consumidores.

Indicadores coincidentes

Indicadores produzidos pelo Banco de Portugal que abrangem o indicador coincidente da atividade económica e o indicador coincidente do consumo privado.

Indicadores setoriais da indústria

Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor da indústria, tais como o Índice de produção industrial, o Índice de volume de negócios na indústria e a Taxa de utilização da capacidade produtiva na indústria transformadora.

Indicadores setoriais do comércio

Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor do comércio, tais como o Índice de volume de negócios no comércio a retalho, as vendas de veículos (ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e pesados) e as vendas de combustíveis.

Indicadores setoriais dos serviços

Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor dos serviços, tais como o Índice de volume de negócios nos serviços e o número de dormidas no setor do alojamento turístico (de residentes e não residentes).

Indicadores setoriais da construção

Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor da construção, tais como as vendas de cimento e as licenças de construção.

Indicadores de estabilidade financeira

Indicadores que pretendem identificar riscos e vulnerabilidades da Economia portuguesa. Estes indicadores incluem indicadores referentes ao Setor Bancário e ainda os Financial Soundness Indicators (FSI) publicados pelo FMI. Inclui-se igualmente um indicador de stress financeiro para Portugal.A informação sobre o sistema bancário respeita ao balanço e à demonstração de resultados do sistema bancário português, agregando dados em base consolidada e base individual (para os agentes que não consolidam contas em Portugal).

Informação sobre o sistema bancário

A informação sobre o sistema bancário respeita ao balanço e à demonstração de resultados do sistema bancário português, agregando dados em base consolidada e base individual (para os agentes que não consolidam contas em Portugal).

População e mercado de trabalho

As estatísticas sobre a população e o mercado de trabalho compreendem um conjunto de indicadores da evolução da população, do emprego, do desemprego, das remunerações e da produtividade em Portugal. Para os principais indicadores é apresentada informação comparável para a média da área do euro.

 

Subdomínios

População, emprego e desemprego

Estatísticas sobre a evolução da população residente, emprego e desemprego em Portugal.

Custos laborais e produtividade

Estatísticas sobre remunerações do trabalho, custos unitários do trabalho (rácio entre as remunerações por trabalhador e a produtividade) e produtividade (rácio entre o PIB em volume e o emprego total) para Portugal e média da área do euro.

Sistemas e instrumentos de pagamento

As estatísticas de sistemas e instrumentos de pagamento incluem informação sobre a utilização dos instrumentos de pagamento em Portugal e sobre as operações processadas nos sistemas de compensação e de liquidação interbancária.

Títulos

As estatísticas de títulos apresentam as relações de financiamento e de investimento financeiro sob a forma de títulos. Compreendem as estatísticas de emissões e o mercado secundário de títulos.

 

Subdomínios

Emissões de títulos

As estatísticas de emissões de títulos (mercado primário) compreendem informação relativa aos títulos emitidos por entidades residentes, no mercado interno e externo, nas suas várias componentes (emissão, amortização e saldos vivos).

Mercado secundário

As estatísticas do mercado secundário compreendem as transações em bolsa ou fora dela sobre títulos que se encontram em circulação.

Tags