Estatísticas
O Banco de Portugal recolhe e elabora as estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos, designadamente no âmbito da sua colaboração com o Banco Central Europeu (BCE) (Artigo 13.º da Lei Orgânica).
A Lei do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 22/2008 de 13 de maio) reconhece o Banco de Portugal enquanto autoridade estatística e, nessa qualidade, o Banco de Portugal faz parte do Sistema Estatístico Nacional (SEN), sem prejuízo das garantias de independência decorrentes da sua participação no Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC). No âmbito do Sistema Estatístico Nacional, o Banco de Portugal publica planos e relatórios sobre a sua atividade estatística.
As estatísticas compiladas e produzidas pelo Banco de Portugal são:
- Utilizadas internamente no âmbito das suas atribuições, sendo particularmente relevantes para a elaboração de estudos e previsões sobre a economia portuguesa;
- Comunicadas aos organismos internacionais, em particular ao Banco Central Europeu, no âmbito dos compromissos assumidos no domínio estatístico;
- Divulgadas gratuitamente através do BPstat e do Boletim Estatístico, enquanto serviço público.
O Banco de Portugal divulga um vasto conjunto de estatísticas sobre a economia portuguesa e diversas publicações no âmbito da função estatística, com destaque para o Boletim Estatístico e respetivos Suplementos, as Notas de Informação Estatística e os Estudos da Central de Balanços.
O Banco mantém protocolos com várias instituições nacionais para garantir a qualidade das estatísticas sobre a economia portuguesa, incluindo: Administrações públicas; Turismo de Portugal, IP e Instituto Nacional de Estatística, IP; e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Domínios
As estatísticas monetárias e financeiras apresentam os agregados monetários e respetivas contrapartidas, os balanços das instituições financeiras monetárias e não monetárias, e as taxas de juro das operações bancárias com o público e do mercado monetário.
Subdomínios
Balanço das instituições financeiras monetárias
As estatísticas de balanço das instituições financeiras monetárias compreendem os agregados monetários, o balanço do Banco Central e o balanço das outras instituições financeiras monetárias (bancos) e decorrem do registo estatístico dos dados contabilísticos destas instituições.
Balanço dos outros intermediários financeiros, auxiliares financeiros e instituições financeiras cativas e prestamistas
As estatísticas de Balanço dos outros intermediários financeiros (exceto Sociedades de Seguros e Fundos Pensões), auxiliares financeiros e instituições financeiras cativas e prestamistas, compreendem os balanços estatísticos dos outros intermediários, dos auxiliares financeiros e das instituições financeiras cativas e prestamistas.
Balanço dos fundos de investimento
As estatísticas de balanço dos fundos de investimento, compreendem os balanços estatísticos dos fundos de investimento.
Mercado monetário
As estatísticas dos mercados monetários disponibilizam informação sobre o mercado monetário do euro, relativa quer à área do euro, quer ao segmento do mercado português.
Taxas de juro
As estatísticas de taxas de juro traduzem as taxas de juro aplicadas pelo sistema bancário residente sobre operações de empréstimos e de depósitos.
As estatísticas externas medem as relações de uma economia com o exterior. Incluem as estatísticas da balança de pagamentos (transações), as estatísticas da posição de investimento internacional (posições), as estatísticas de reservas internacionais e as estatísticas bancárias internacionais.
Subdomínios
Balança de pagamentos
As estatísticas da balança de pagamentos traduzem as transações económicas ocorridas entre residentes e não residentes durante um determinado período de tempo e compreendem transações sobre bens, serviços, rendimentos, transferências sem contrapartida e operações financeiras.
Posição de investimento internacional
As estatísticas da posição de investimento internacional traduzem o valor e a composição dos ativos financeiros e dos passivos da economia residente face ao exterior no final de um determinado período de tempo. Esta estatística permite o apuramento da dívida externa.
Estatísticas bancárias internacionais em base consolidada
As estatísticas bancárias internacionais compreendem os ativos financeiros internacionais dos bancos portugueses em base consolidada.
Reservas internacionais
As estatísticas de reservas internacionais compreendem os ativos externos prontamente disponíveis e controlados pela autoridade monetária para fazer face às necessidades de financiamento externo do País e são parte integrante dos ativos externos do Eurosistema, para os países que pertencem à União Monetária Europeia.
O endividamento do setor não financeiro compreende as posições em final de período das sociedades não financeiras, das administrações públicas e dos particulares, referentes a passivos sob a forma de empréstimos, títulos de dívida e créditos comerciais.
As estatísticas das administrações públicas apresentam as operações das administrações públicas com os vários setores residentes da economia e com o resto do mundo. Incluem nomeadamente, informação sobre o financiamento das administrações públicas e sobre a dívida pública.
Subdomínios
Financiamento das administrações públicas
O financiamento das administrações públicas traduz os passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação de depósitos e das aplicações em títulos, exceto as transações em ações emitidas por outros setores que não bancos, e de créditos comerciais de residentes.
Execução orçamental
As estatísticas da execução orçamental refletem a cobrança das receitas previstas e o pagamento das despesas fixadas no Orçamento do Estado.
Dívida pública
A dívida pública traduz o nível de endividamento das administrações públicas e compreende as suas responsabilidades face aos restantes setores residentes da economia e do resto do mundo.
Intervenções das administrações públicas para apoio ao sistema financeiro
A intervenção das administrações públicas para o apoio ao sistema financeiro compreende a informação sobre o impacto no défice e na dívida das administrações públicas das medidas de apoio realizadas.
Contas financeiras das Administrações Públicas
As contas nacionais financeiras das administrações públicas abrangem um conjunto estruturado e coerente de informação estatística que regista as operações financeiras entre este setor institucional, os restantes setores da economia e o resto do mundo, nos diversos instrumentos financeiros
As estatísticas das empresas da central de balanços integram um conjunto de indicadores sobre o setor das sociedades não financeiras, nomeadamente indicadores sobre o balanço e a demonstração de resultados, bem como rácios económico-financeiros.
As estatísticas cambiais apresentam informação sobre as cotações de um vasto conjunto de moedas e sobre índices cambiais.
Subdomínios
Taxas de câmbio
As estatísticas de taxas de câmbio traduzem os preços das moedas face a uma moeda de referência e compreendem taxas de câmbio diárias e mensais.
Índices cambiais
As estatísticas de índices cambiais efetivos nominais constituem uma medida de síntese do valor externo de uma moeda em relação às moedas dos principais parceiros comerciais e, quando deflacionados, são os indicadores mais utilizados para medir a competitividade externa da economia.
As contas nacionais compreendem as contas financeiras e não financeiras da economia abrangendo os principais indicadores macroeconómicos e as relações económicas dos diversos setores residentes e exterior.
Subdomínios
PIB ótica da despesa
Informação sobre o produto interno bruto (PIB) a preços de mercado e principais componentes da despesa em Portugal e na área do euro (média e outros países da AE).
PIB ótica da produção
Informação sobre o produto interno bruto (PIB) a preços de mercado na ótica da produção em Portugal: valor acrescentado bruto (VAB) a preços base desagregado pelos principais ramos de atividade e impostos líquidos de subsídios sobre os produtos.
Capacidade/necessidade líquida de financiamento
Informação sobre a capacidade/necessidade líquida de financiamento da economia, com detalhe por setor institucional residente, apurada na ótica das contas nacionais não financeiras.
Rendimento e poupança dos particulares
Informação sobre as principais componentes do rendimento disponível e poupança dos particulares (famílias e instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias) em Portugal.
Contas nacionais financeiras
As contas nacionais financeiras abrangem um conjunto estruturado e coerente de informação estatística que regista as operações financeiras – fluxos e stocks – entre os vários setores institucionais da economia e entre esses setores e o resto do mundo, nos diversos instrumentos financeiros.
As estatísticas de preços abrangem um conjunto de indicadores de evolução dos preços em Portugal: no consumidor, na produção e na habitação e deflatores de contas nacionais. Para o indicador harmonizado IHPC é possível a comparação com as áreas económicas mais relevantes.
Subdomínios
Preços das matérias-primas
As estatísticas de preços das matérias-primas correspondem aos preços nos mercados internacionais e abrangem o preço do petróleo e o preço das matérias-primas não energéticas.
Preços de habitação
As estatísticas de preços de habitação compreendem os indicadores para a evolução dos preços de transação da habitação (alojamentos novos e existentes) em Portugal.
Índice de preços no consumidor
Indicador de inflação em Portugal que mede a evolução média dos preços de um cabaz (atualizado regularmente) de bens e serviços representativo da despesa dos consumidores residentes. A informação é detalhada por classes COICOP e por agregados de bens e serviços.
Índice harmonizado de preços no consumidor
Indicador harmonizado de inflação em Portugal que mede a evolução média dos preços de um cabaz de bens e serviços representativo da despesa das famílias em consumo final efetuada no território (incluindo "turistas”). A informação encontra-se detalhada por classes COICOP e por agregados de bens e serviços e, para Portugal, inclui medidas de tendência. Esta informação é comparável e com a dos demais países da AE e com a média da AE e da UE que também é disponibilizada no BPstat.
Deflatores de contas nacionais
Estatísticas da evolução dos preços subjacentes aos principais agregados de despesa das contas nacionais em Portugal.
As estatísticas da emissão monetária apresentam informação sobre notas e moedas associada às principais fases do ciclo de vida do numerário.
Os indicadores de atividade económica permitem acompanhar a evolução da conjuntura económica e antecipar a evolução dos principais agregados macroeconómicos.
Subdomínios
Indicadores de confiança
Indicadores qualitativos divulgados pela Comissão Europeia que incluem o indicador de sentimento económico, os indicadores de confiança setoriais (indústria, comércio a retalho, serviços e construção) e o indicador de confiança dos consumidores.
Indicadores coincidentes
Indicadores produzidos pelo Banco de Portugal que abrangem o indicador coincidente da atividade económica e o indicador coincidente do consumo privado.
Indicadores setoriais da indústria
Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor da indústria, tais como o Índice de produção industrial, o Índice de volume de negócios na indústria e a Taxa de utilização da capacidade produtiva na indústria transformadora.
Indicadores setoriais do comércio
Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor do comércio, tais como o Índice de volume de negócios no comércio a retalho, as vendas de veículos (ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e pesados) e as vendas de combustíveis.
Indicadores setoriais dos serviços
Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor dos serviços, tais como o Índice de volume de negócios nos serviços e o número de dormidas no setor do alojamento turístico (de residentes e não residentes).
Indicadores setoriais da construção
Indicadores quantitativos relativos à evolução da atividade no setor da construção, tais como as vendas de cimento e as licenças de construção.
Indicadores que pretendem identificar riscos e vulnerabilidades da Economia portuguesa. Estes indicadores incluem indicadores referentes ao Setor Bancário e ainda os Financial Soundness Indicators (FSI) publicados pelo FMI. Inclui-se igualmente um indicador de stress financeiro para Portugal.A informação sobre o sistema bancário respeita ao balanço e à demonstração de resultados do sistema bancário português, agregando dados em base consolidada e base individual (para os agentes que não consolidam contas em Portugal).
A informação sobre o sistema bancário respeita ao balanço e à demonstração de resultados do sistema bancário português, agregando dados em base consolidada e base individual (para os agentes que não consolidam contas em Portugal).
As estatísticas sobre a população e o mercado de trabalho compreendem um conjunto de indicadores da evolução da população, do emprego, do desemprego, das remunerações e da produtividade em Portugal. Para os principais indicadores é apresentada informação comparável para a média da área do euro.
Subdomínios
População, emprego e desemprego
Estatísticas sobre a evolução da população residente, emprego e desemprego em Portugal.
Custos laborais e produtividade
Estatísticas sobre remunerações do trabalho, custos unitários do trabalho (rácio entre as remunerações por trabalhador e a produtividade) e produtividade (rácio entre o PIB em volume e o emprego total) para Portugal e média da área do euro.
As estatísticas de sistemas e instrumentos de pagamento incluem informação sobre a utilização dos instrumentos de pagamento em Portugal e sobre as operações processadas nos sistemas de compensação e de liquidação interbancária.
As estatísticas de títulos apresentam as relações de financiamento e de investimento financeiro sob a forma de títulos. Compreendem as estatísticas de emissões e o mercado secundário de títulos.
Subdomínios
Emissões de títulos
As estatísticas de emissões de títulos (mercado primário) compreendem informação relativa aos títulos emitidos por entidades residentes, no mercado interno e externo, nas suas várias componentes (emissão, amortização e saldos vivos).
Mercado secundário
As estatísticas do mercado secundário compreendem as transações em bolsa ou fora dela sobre títulos que se encontram em circulação.