Está aqui

Estatísticas

O Banco de Portugal recolhe e elabora as estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos, designadamente no âmbito da sua colaboração com o Banco Central Europeu (BCE) (Artigo 13.º da Lei Orgânica).

A Lei do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 22/2008 de 13 de maio) reconhece o Banco de Portugal enquanto autoridade estatística e, nessa qualidade, o Banco de Portugal faz parte do Sistema Estatístico Nacional (SEN), sem prejuízo das garantias de independência decorrentes da sua participação no Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC). No âmbito do Sistema Estatístico Nacional, o Banco de Portugal publica planos e relatórios sobre a sua atividade estatística.

As estatísticas compiladas e produzidas pelo Banco de Portugal são:

  • Utilizadas internamente no âmbito das suas atribuições, sendo particularmente relevantes para a elaboração de estudos e previsões sobre a economia portuguesa;
  • Comunicadas aos organismos internacionais, em particular ao Banco Central Europeu, no âmbito dos compromissos assumidos no domínio estatístico;
  • Divulgadas gratuitamente através do BPstat e do Boletim Estatístico, enquanto serviço público.

O Banco de Portugal divulga um vasto conjunto de estatísticas sobre a economia portuguesa e diversas publicações no âmbito da função estatística, com destaque para o Boletim Estatístico e respetivos Suplementos, as Notas de Informação Estatística e os Estudos da Central de Balanços.

 

Domínios estatísticos

Estatísticas monetárias e financeiras

As estatísticas monetárias e financeiras incluem:

Estatísticas das instituições financeiras monetárias
Apresentam os agregados monetários e respetivas contrapartidas, a síntese monetária, os balanços e os custos e proveitos das instituições financeiras monetárias e as taxas de juro das operações bancárias com o público e as do mercado monetário.

Estatísticas das instituições financeiras não monetárias
Apresentam os balanços e os custos e proveitos das instituições financeiras não monetárias, exceto sociedades de seguros e fundos de pensões. Abrangem os fundos de investimento, outros intermediários e auxiliares financeiros e instituições financeiras cativas e prestamistas.

Estatísticas de empréstimos concedidos pelo setor financeiro
Detalham o endividamento, sob a forma de empréstimos junto das instituições financeiras residentes, das sociedades não financeiras, famílias e instituições sem fim lucrativo ao serviço das famílias.

Estatísticas de títulos
Apresentam as relações de financiamento e de investimento financeiro sob a forma de títulos. Compreendem as estatísticas de emissões e do mercado secundário de títulos.

Estatísticas da balança de pagamentos

Traduzem as transações económicas ocorridas entre residentes e não residentes durante um determinado período de tempo e compreendem transações sobre bens, serviços, rendimentos, transferências sem contrapartida e operações financeiras.

Estatísticas posição de investimento internacional

Traduzem o valor e a composição dos ativos financeiros e dos passivos da economia residente face ao exterior no final de um determinado período de tempo.

Estatísticas bancárias internacionais

Compreendem os ativos financeiros internacionais dos bancos portugueses em base consolidada.

Estatísticas das finanças públicas

Compreendem o financiamento e o endividamento das administrações públicas.

Contas nacionais financeiras

Traduzem as formas de financiamento/aplicação financeira (transações) dos diversos setores institucionais e respetivos patrimónios financeiros (posições).

Endividamento do setor não financeiro

Compreende as posições em final de período das sociedades não financeiras, das administrações públicas e dos particulares, referentes a passivos sob a forma de empréstimos, títulos de dívida e créditos comerciais.

Estatísticas da central de balanços

Integram um conjunto de indicadores sobre o setor das sociedades não financeiras, nomeadamente indicadores sobre o balanço e a demonstração de resultados, bem como rácios económico-financeiros.

Estatísticas cambiais

Apresentam informação sobre as cotações de um vasto conjunto de moedas e sobre os índices cambiais.

Estatísticas de sistemas de pagamentos

Incluem informação sobre a utilização dos instrumentos de pagamento em Portugal e sobre as operações processadas nos sistemas de compensação e de liquidação interbancária.

Estatísticas do sistema bancário

Respeita ao balanço, à demonstração de resultados e a indicadores de estabilidade financeira, agregando dados em base consolidada e base individual (para os agentes que não consolidam contas em Portugal).

Estatísticas gerais

Compreendem as estatísticas de contas nacionais não financeiras, indicadores de atividade económica e indicadores sobre a evolução da população e o mercado de trabalho.

Inflação

Permite analisar a evolução dos preços, em particular no consumidor, e comparar os principais agregados entre Portugal e as áreas económicas mais relevantes.

Estatísticas da emissão monetária

Apresentam informação sobre notas e moedas, associada às principais fases do ciclo de vida do numerário.

Estatísticas do Eurosistema

Correspondem aos principais indicadores de um conjunto de estatísticas relativas aos agregados da área do euro (incluindo com os contributos nacionais) e são compiladas pelo Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC).

Tags