Está aqui

Vice-Governadora Elisa Ferreira

Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira

 

Vice-Governadora.

Licenciada em Economia pela Universidade do Porto (1977), Mestrado e doutoramento pela Universidade de Reading (1981 e 1985), com Equivalência a Doutoramento em Economia pela Universidade do Porto (1986).

Foi nomeada Vice-Governadora do Banco de Portugal em setembro de 2017.

Foi nomeada Administradora do Banco de Portugal em junho de 2016.

Deputada ao Parlamento Europeu (2004-2016) integrando ao longo de todo o período a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários – na qual foi, na maior parte do tempo, a coordenadora (porta-voz) do Grupo Parlamentar dos Socialistas e Democratas. Integrou a Primeira e a Segunda Comissões Especiais sobre as Decisões Fiscais Antecipadas e Outras Medidas de Natureza ou Efeitos Similares (TAXE), o Grupo de Trabalho sobre Assistência Financeira (aos países do euro), a Comissão Especial para a Crise Financeira, Económica e Social e a Comissão Especial sobre os Desafios Políticos e os Recursos Orçamentais para uma União Europeia Sustentável.

Relatora (coordenadora) das posições do Parlamento Europeu de várias propostas legislativas relacionadas com o sistema financeiro e com matérias de política económica, orçamental e fiscal. Entre outros, foi relatora da proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece regras e procedimentos uniformes para a resolução de instituições de crédito e de certas empresas de investimento no quadro do Mecanismo Único de Resolução (SRM) e de um Fundo Único de Resolução Bancária (2014) e de dois regulamentos dos pacotes legislativos ‘Two Pack’ e ‘Six Pack’ - Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece disposições comuns para o acompanhamento e a avaliação dos projetos de planos orçamentais e para a correção do défice excessivo dos Estados-Membros da área do Euro (2012) e Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho sobre prevenção e correção dos desequilíbrios macroeconómicos (2011). Outros relatórios sob a sua responsabilidade incidiram sobre Decisões Fiscais Antecipadas e outras medidas de natureza ou efeitos similares (2015) e sobre a gestão de crises transfronteiras no setor bancário (2010).
Antes de ingressar no Parlamento Europeu foi deputada à Assembleia da República (2002-2004), Ministra do Planeamento do XIV Governo Constitucional (1999-2002) e Ministra do Ambiente do XIII Governo Constitucional (1995-1999).

Foi também vice-presidente executiva da Associação Industrial Portuense (1992-1994) e vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (1998-1992), entidade que integrou em 1979. Entre 1989 e 1992, desempenhou funções de vogal do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística.

Docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto desde 1977.

Agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo em 2005.

Tags