Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

As condições financeiras em Portugal e na área do euro encontram-se em níveis próximos aos do período pré-pandemia

29.01.2021

Economia numa imagem: As condições financeiras em Portugal e na área do euro encontram-se em níveis próximos aos do período pré-pandemia

As condições financeiras são relevantes para compreender o estado da economia, as repercussões dos choques financeiros na economia real e a transmissão da política monetária, mas também refletem os desenvolvimentos macroeconómicos não financeiros. O índice de condições financeiras, apresentado para a área do euro e para Portugal, combina informação sobre o crédito bancário e os mercados obrigacionista, acionista, monetário e cambial, bem como indicadores de risco e incerteza, expurgando-se efeitos da evolução da atividade económica e dos preços com base nas regularidades históricas. 

 O índice ajustado pela posição cíclica da economia aponta para que no final de 2020 as condições financeiras estivessem próximas do nível antes da crise pandémica, tendo exibido alguma volatilidade no decurso do ano. Por um lado, as condições financeiras registaram um alívio ao longo do ano resultante da elevada expansão do crédito bancário e que foi mais significativo ainda no contexto da forte contração da atividade. Por outro lado, este alívio foi contrabalançado por um ligeiro aperto no mercado obrigacionista, visto que a redução em 2020 nas taxas de juro foi menor do que ocorreu no passado para a mesma posição do ciclo económico, o que pode ser explicado pelo contexto atual de taxas de juro muito baixas.

 

Para mais detalhes ver Nikolay Iskrev, Rita Lourenço e Carla Soares (2021), Indicadores de orientação de política monetária e de condições financeiras: um resumo, publicado na Revista de Estudos do Banco de Portugal (Vol. 7, N. 1).

 

Elaborado por Nikolay IskrevRita Lourenço e Carla Soares. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt