Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

As empresas com menor risco financiam-se com taxas de juro mais baixas

31.05.2019

As empresas com menor risco financiam-se com taxas de juro mais baixas

 

 

As taxas de juro dos novos empréstimos a empresas estabilizaram em 2018, após uma trajetória de diminuição observada nos anos anteriores. Esta tendência verifica-se quer para as empresas com risco de crédito reduzido, quer para as de risco elevado. Desta forma, as taxas de juro médias dos novos empréstimos concedidos a empresas com maior risco continuam a ser mais elevadas do que as aplicadas a empresas de menor risco. 

 

O diferencial das taxas de juro entre os diferentes níveis de risco não exibe desvios significativos ao longo período em análise. Este diferencial reflete sobretudo o comportamento da taxa de juro dos empréstimos com maturidade inferior a 1 ano.

 

 

Para mais detalhes ver Caixa 2: “Taxas de juro dos novos empréstimos concedidos às empresas por perfil de risco”, publicada no Boletim Económico do Banco de Portugal, de maio de 2019.

Preparado por António Santos. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade do autor e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um email quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.