Economia numa imagem

A atividade económica em Portugal reduziu-se de forma marcada nas primeiras semanas de novembro
18.12.2020

A utilização de dados de alta frequência intensificou-se na sequência da crise desencadeada pelo surto de SARS-CoV-2. Estes dados são divulgados com um curto desfasamento face ao período de referência, permitindo assim identificar atempadamente alterações bruscas na atividade económica.
De acordo com o indicador diário de atividade económica (DEI) desenvolvido para Portugal, após uma trajetória globalmente ascendente a partir do início de junho, a atividade económica voltou a diminuir de forma marcada no início de novembro com a imposição de restrições à mobilidade e declaração do novo estado de emergência. No entanto, observou-se uma recuperação parcial na última semana desse mês.
Para mais detalhes, ver Lourenço e Rua (2020), “The DEI: tracking economic activity daily during the lockdown”, Banco de Portugal Working Paper 13, Boletim Económico do Banco de Portugal de dezembro de 2020 e Relatório de Estabilidade Financeira de dezembro de 2020.
Preparado por Nuno Lourenço e António Rua. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: