Economia numa imagem

Previsões da inflação de longo prazo para Portugal e para a área do euro em torno do objetivo do BCE
24.05.2019

O inquérito a analistas profissionais divulgado pela Consensus Economics revela que, na área do euro, as previsões da inflação para horizontes entre 5 e 10 anos têm-se situado muito próximas do objetivo de estabilidade de preços do BCE desde 2003. No caso de Portugal, no período que antecedeu a crise económica e financeira, as previsões da inflação de longo prazo situavam-se globalmente acima de 2%. A partir de 2009, estas previsões foram revistas em baixa, situando-se nos últimos anos em níveis próximos dos da área do euro.
A baixa volatilidade das previsões da inflação para horizontes entre 5 e 10 anos em Portugal e na área do euro está alinhada com a noção de que, numa união monetária em que a autoridade monetária tem um objetivo de estabilidade de preços, variações da inflação no curto prazo não devem influenciar as expetativas de inflação de longo prazo.
Para mais detalhes ver Caixa 6: “Previsões da inflação: Portugal e a área do euro”, publicada no Boletim Económico do Banco de Portugal, de maio de 2019.
Preparado por Nuno Lourenço. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: