Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Atividade económica em Portugal com trajetória ascendente desde junho

09.10.2020

Atividade económica em Portugal com trajetória ascendente desde junho

A velocidade e singularidade da crise desencadeada pelo surto de SARS-CoV-2 na economia global tornaram muito importante o recurso a dados de alta frequência, incluindo para a formação de políticas. Entre as vantagens deste tipo de informação encontra-se a sua divulgação com um curto desfasamento face ao período de referência, possibilitando assim a identificação atempada de alterações na atividade económica. 

De acordo com o indicador diário de atividade económica (DEI) desenvolvido para Portugal, depois de quedas muito acentuadas em termos homólogos entre abril e maio, a atividade económica evidencia uma trajetória globalmente ascendente a partir do início de junho.

Para mais detalhes, ver Caixa 1 “A evolução da atividade económica em Portugal durante a pandemia numa frequência diária”, publicada no Boletim Económico do Banco de Portugal de outubro de 2020 e Lourenço e Rua (2020), “The DEI: tracking economic activity daily during the lockdown”, Banco de Portugal Working Paper 13.

Preparado por Nuno Lourenço e António Rua. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.