Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Os gestores de empresas com atividade internacional auferem salários mais altos e com um maior crescimento

18.09.2020

Economia numa imagem: Os gestores de empresas com atividade internacional auferem salários mais altos e com um maior crescimento

Compreender o motivo pelo qual certos empregos são melhores do que outros e quais são as implicações para a carreira dos trabalhadores é uma questão importante mas difícil de avaliar. O efeito positivo que um emprego tem sobre o salário ao longo da vida pode ser devido a um efeito estático (um salto salarial ao aceitar o emprego) ou a um efeito dinâmico (um crescimento salarial mais rápido após assumir o emprego). Além disso, os benefícios de um emprego, sejam eles estáticos ou dinâmicos, podem ser “portáteis” ou podem ser perdidos ao mudar para outro emprego.

Usando 16 anos de dados sobre empresas, trabalhadores e comércio internacional em Portugal, verifica-se que a distinção entre empresas com e sem atividade internacional corresponde a uma linha divisória empírica para os respetivos gestores. As empresas internacionalmente ativas oferecem mais experiência e oportunidades para os gestores, refletindo-se num crescimento mais acentuado das vendas das empresas e num aumento mais acentuado dos salários dos gestores. Por que é que os gestores prosperam em empresas internacionalmente ativas? A análise sugere que estas empresas permitem a acumulação e utilização de competências que são cruciais para o seu sucesso. Ao mesmo tempo, as empresas crescem mais se empregarem gestores com mais experiência e, em particular, mais experiência internacional.

 

Para mais detalhes, ver Mion, Opromolla and Ottaviano (2020), “Dream Jobs”, Banco de Portugal Working Paper 12.

 

Preparado por Giordano Mion, Luca David Opromolla e Gianmarco I.P. Ottaviano. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt