Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

A reação do consumo a um choque no rendimento é maior nas famílias que têm menores recursos

19.06.2020

Economia numa imagem: A reação do consumo a um choque no rendimento é maior nas famílias que têm menores recursos

O Inquérito à Situação Financeira das Famílias (ISFF) incluiu em 2017 uma pergunta sobre as decisões de consumo das famílias no caso de vencerem um prémio de lotaria equivalente a um mês de rendimento. Esta é uma forma de avaliar a propensão a consumir na sequência de um aumento de rendimento temporário e inesperado. 

De um modo geral, a propensão a consumir média é mais elevada nos países com maior percentagem de famílias com recursos disponíveis escassos (definidas como as que não têm capacidade para suportar um mês de despesas utilizando o rendimento ou a riqueza disponível no curto prazo). Portugal é uma exceção a este padrão. Embora em Portugal a percentagem de famílias com recursos escassos seja superior à média da área do euro, a propensão a consumir das famílias portuguesas é das mais baixas. Para esta situação poderá contribuir o facto de o serviço da dívida ter um peso elevado no rendimento das famílias. Dentro de cada país, os resultados confirmam, de um modo geral, que as famílias que têm recursos disponíveis escassos são aquelas em que a reação do consumo após um choque no rendimento é maior. Em Portugal, a propensão a consumir é 37% nas famílias com “Recursos disponíveis escassos” e 32% nas famílias com “Recursos disponíveis suficientes”.

 
Para mais detalhes consultar a caixa “Propensão a consumir em Portugal e na área do euro: uma análise com dados de inquérito” publicada no Boletim Económico do Banco de Portugal, de maio de 2020.

Preparado por Sónia Costa e Luísa Farinha. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt