Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Menor crescimento do produto potencial em Portugal desde o final da década de 1990

03.05.2019

Menor crescimento do produto potencial em Portugal desde o final da década de 1990

 

 

As estimativas obtidas para as taxas de crescimento do produto potencial da economia portuguesa sugerem que os valores elevados registados nas décadas de 1980 e 1990 não voltaram a ser verificados nas décadas seguintes. Esta desaceleração é impulsionada principalmente pela tendência de redução da taxa de investimento, o que tem impacto no contributo do stock de capital, e pela produtividade total dos fatores. Ao longo da última década, verifica-se também um importante contributo da componente estrutural do fator trabalho (via redução da componente tendencial da população ativa e aumento da taxa de desemprego tendencial).

Os resultados sugerem que o produto potencial em Portugal cresceu persistentemente abaixo do da área do euro nos últimos 15 anos.

 

Para mais detalhes ver o artigo “Produto potencial: como compara Portugal com a área do euro ao longo dos últimos 40 anos?”, publicado na Revista de Estudos Económicos do Banco de Portugal, vol. V, n.º 2.

Preparado por Cláudia Duarte, José R. Maria e Sharmin Sazedj. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um email quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.