Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

As empresas novas com financiamento bancário de longo prazo têm maior probabilidade de sobrevivência

21.02.2020

As empresas recém-criadas são uma importante fonte de inovação e criação de novos produtos e desempenham um papel importante na criação de emprego e acesso a novos mercados. Apesar do elevado número de empresas que inicia atividade todos os anos, as novas empresas encerram a uma taxa significativa nos seus primeiros anos de vida. É consensual a ideia de que as condições económicas e financeiras destas empresas no momento da sua fundação podem ter efeitos permanentes e influenciar o seu desempenho nos anos seguintes, nomeadamente ao condicionar as suas decisões de investimento e o seu stock de capital humano. O acesso a financiamento bancário de longo prazo pode ser especialmente importante para as empresas novas uma vez que a incerteza sobre o acesso a financiamento futuro pode levar a decisões subótimas de investimento e diminuir a sua capacidade de fazer face a choques negativos.

Em Portugal, entre 2005 e 2012, as empresas com crédito bancário de longo prazo registaram maior probabilidade de sobrevivência do que as restantes empresas do mesmo grupo etário. Esta diferença nas taxas de sobrevivência acentua-se com a idade. Aproximadamente 24% das novas empresas sem crédito bancário de longo prazo não sobrevive mais do que três anos e cerca de 53% sai do mercado antes do seu sexto ano de vida. As taxas de sobrevivência das novas empresas com crédito bancário de longo prazo são mais elevadas, sendo que 54% destas empresas sobrevive pelo menos 8 anos. 

 

Para mais detalhes, ver Luísa Farinha, Sónia Félix e João A. C. Santos (2019) “Bank funding and the survival of start-ups”, Banco de Portugal Working Papers 2019/19.

Preparado por Luísa Farinha e Sónia Félix. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt