Economia numa imagem

A desigualdade do consumo em Portugal diminuiu nas últimas décadas
24.01.2020

De acordo com os microdados subjacentes aos Inquéritos às Despesas das Famílias do INE, a desigualdade do consumo das famílias em Portugal (medida pelo índice de Gini da despesa monetária) diminuiu substancialmente no período 1995-2015. Esta queda está associada a uma forte diminuição intergeracional da desigualdade. De facto, as gerações mais recentes apresentam uma menor desigualdade do consumo face às gerações anteriores quando tinham a mesma idade.
Esta diminuição da desigualdade estará em parte associada ao reforço dos mecanismos de “seguro” (alisamento) do rendimento e do consumo das famílias portuguesas neste período. Estes mecanismos incluem o aumento das transferências públicas para as famílias, a maior participação feminina no mercado de trabalho e o maior acesso ao mercado de crédito.
Para mais detalhes ver Alves, Cardoso e Monteiro (2020) “Uma caracterização da desigualdade do rendimento e do consumo em Portugal”, publicado na Revista de Estudos Económicos do Banco de Portugal, vol. VI, n.º 1.
Preparado por Nuno Alves, Fátima Cardoso e Nuno Monteiro. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: