Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Grau de abertura da economia portuguesa com trajetória ascendente mas inferior ao sugerido pelos principais determinantes

03.01.2020

O grau de abertura de um país mede a intensidade das suas ligações comerciais com o exterior e calcula-se como a soma dos fluxos de exportações e importações em percentagem do PIB. No caso português, este indicador tem apresentado uma trajetória marcadamente ascendente desde 2009, projetando-se a continuação desta tendência ao longo do horizonte de projeção. Não obstante esta evolução, o grau de abertura da economia portuguesa situa-se ainda abaixo do nível observado em países da OCDE com características similares. 

Existe um conjunto de fatores que determinam uma maior ou menor propensão para a integração comercial dos países. Entre eles estão o grau de liberalização da política comercial, a dimensão do país (área e população), o nível de desenvolvimento económico e a localização geográfica face a economias com peso no comércio mundial. Usando dados dos países da OCDE entre 1980 e 2018 é possível avaliar se o grau da abertura de um país se situa acima ou abaixo do esperado com base nos fatores mencionados. A estimativa para o grau de abertura da economia portuguesa em 2015-18 situa-se significativamente acima do valor médio observado neste período. Esta análise sugere que existe margem para a continuação do aumento do grau de abertura da economia portuguesa, por exemplo através de uma maior participação nas cadeias de valor globais.

 

Para mais detalhes consultar o Boletim Económico do Banco de Portugal de dezembro de 2019 e a Caixa “Grau de abertura da economia portuguesa: evolução recente e perspetivas” do Boletim Económico do Banco de Portugal de junho de 2017.

 

Preparado por Cristina Manteu e Ana Sequeira. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade das autoras e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.