Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Recuperação do investimento particularmente dinâmica nas grandes investidoras da indústria transformadora, embora com heterogeneidade 

20.12.2019

 

A recuperação do investimento durante a presente fase de expansão da economia tem sido heterogénea entre setores e, dentro destes, entre segmentos da distribuição do investimento. A indústria transformadora tem apresentado uma evolução particularmente positiva, com a retoma a abranger todos os segmentos da distribuição da variável neste setor. Destaca-se, nesta evolução, o segmento superior, excluindo as investidoras de topo, com um nível do investimento em 2017 cerca de 25% acima do nível médio no período 2006-2009.

 

Em geral, nos diversos setores, a retoma do investimento tem estado concentrada nos quantis superiores das distribuições setoriais, mas excluindo as investidoras de topo. A retoma tem sido menos visível entre as empresas situadas nos segmentos inferiores das distribuições. Além disso, o investimento das empresas já instaladas no mercado tem evidenciado mais dinamismo no período recente do que o investimento das empresas jovens.

 

  

 

 

Para mais detalhes consultar o Tema em destaque Uma análise microeconómica do investimento das empresas portuguesas entre 2006 e 2017, publicado no Boletim Económico do Banco de Portugal, de dezembro de 2019. 

Preparado por Manuel Coutinho Pereira. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.