Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

No período recente, as empresas com maior taxa de investimento apresentaram também uma maior rendibilidade

25.10.2019

Os últimos anos têm sido marcados por uma recuperação do investimento empresarial. De forma a analisar atempadamente como se caracterizam as empresas que mais investem em Portugal, é útil recorrer aos dados contabilísticos reportados no âmbito do Inquérito Trimestral às Empresas Não Financeiras, divulgado pelo INE e pelo Banco de Portugal. Nesta análise, a definição de investimento corresponde à variação dos ativos fixos tangíveis e intangíveis somados das depreciações ocorridas no período, em percentagem do total de ativos da empresa. Esta medida, aqui designada por taxa de investimento, permite analisar quais as empresas que mais têm investido relativamente à sua dimensão. A análise inclui o período entre o segundo trimestre de 2018 e o primeiro trimestre de 2019.

Tal como ilustrado no gráfico, as empresas que mais investiram (quartil 4 da taxa de investimento) foram as empresas que apresentaram em média maior rendibilidade, calculada como o rácio entre o resultado operacional (EBITDA) e o total de ativos. Pelo contrário, as empresas que menos investiram (quartil 1 da taxa de investimento) foram as empresas que apresentaram em média menor rendibilidade.

 

Para mais detalhes ver Caixa 2: “Investimento e endividamento das empresas portuguesas”, publicada no Boletim Económico do Banco de Portugal, de outubro de 2019.

Preparado por Pedro Moreira. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade do autor e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.