Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Em Portugal, o prémio salarial associado à educação universitária permanece significativo

18.10.2019

Economia numa imagem: Em Portugal, o prémio salarial associado à educação universitária permanece significativo

Em Portugal, o prémio salarial associado à educação formal tende a aumentar com o nível de escolaridade e a ser mais elevado no caso das mulheres. No final da década de 1980 e ao longo dos anos 90, verificou-se um aumento dos retornos, sobretudo no que respeita à educação universitária. Esta evolução ocorreu em paralelo com a expansão da proporção de trabalhadores com cursos superiores, sugerindo que o aumento dos prémios pode ter resultado do crescimento da procura por trabalhadores qualificados. 

No entanto, no período mais recente este prémio diminuiu, em particular no caso de trabalhadores mais jovens. Esta evolução poderá estar parcialmente relacionada com a redução do número de anos necessários para completar uma licenciatura, em linha com o preconizado pela Reforma de Bolonha. De qualquer forma, em Portugal, a obtenção de qualificações universitárias permanece um investimento rentável do ponto de vista individual. Com base em dados de 2016, estima-se que os retornos associados ao ensino universitário se situem em mais do que 40% acima dos obtidos para o ensino secundário. Este aspeto deve ser tido em consideração pelos decisores no âmbito do desenho de políticas e de esquemas de incentivos.

 

Para mais detalhes, ver Maria M. Campos e Hugo Reis, “Ainda compensa investir em educação?”, em O Crescimento Económico Português: uma Visão Sobre Questões Estruturais, Bloqueios e Reformas, Departamento de Estudos Económicos, Banco de Portugal, Outubro de 2019.  

 

Preparado por Maria Manuel Campos e Hugo Reis. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.