Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

17.11.2023

As empresas portuguesas têm aumentado a adoção de tecnologias digitais e de informação e comunicação, mas o nível é ainda limitado

As empresas portuguesas têm aumentado a adoção de tecnologias digitais e de informação e comunicação, mas o nível é ainda limitado

As tecnologias de informação (TIC) e comunicação e a digitalização estão no centro da transformação tecnológica que tem ocorrido nas empresas de todo o mundo nas últimas três décadas. Os esperados efeitos positivos destas tecnologias têm justificado a canalização de elevados montantes de fundos públicos para construir infraestruturas e para incentivar investimentos em TIC e digitalização nas empresas.

Embora exista grande diversidade de tecnologias deste tipo, é possível selecionar como mais representativas seis TIC- existência de PC na empresa, ligação à Internet, website, pessoal TIC, compras online e vendas online - e quatro tecnologias digitais - existência de robôs, impressão 3D, computação em nuvem e big data. Com base nas respostas ao Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas, conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística, a distribuição do número de tecnologias adotadas revela um progresso na adoção das TIC, mas ainda em valores baixos. O percentil 25 do número de tecnologias adotadas subiu de zero para 2 entre 2010 e 2018 e a média subiu de 2 para 2.6 no mesmo período. A adoção destas tecnologias é muito menor na dimensão digital (mediana de zero) do que na dimensão das TIC (mediana de 2).

Há evidência de concentração das TIC nas empresas maiores em termos de volume de negócios ou emprego. As empresas que utilizam as TIC de forma mais intensiva são também mais produtivas, pagam salários mais elevados e exportam uma maior proporção das vendas. A evidência causal dos impactos da adoção de um conjunto de elementos das TIC não é forte, embora aponte para efeitos positivos na produtividade por trabalhador e nos salários.

Para mais detalhes, ver Amador e Silva (2023), “Uma visão sobre as TIC e a digitalização nas empresas portuguesas”, Banco de Portugal, Revista de Estudos Económicos, volume IX - nº4. Preparado por João Amador. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.