Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

15.09.2023

O setor público deixou de ser atrativo para licenciados no início da carreira

Economia numa imagem: O setor público deixou de ser atrativo para licenciados no início da carreira

 

O prémio salarial no setor público, controlando para as características dos trabalhadores, é em termos médios positivo em 2018-19. Através de uma regressão de salários, que permite que as características individuais sejam remuneradas de forma diferente no setor público e privado, pode-se desagregar o prémio salarial por nível de educação e experiência profissional. 

Verifica-se que o retorno da experiência profissional, embora positivo em ambos os setores, é superior no setor público, o que se traduz num prémio salarial crescente ao longo da carreira. Este resultado está influenciado pelas carreiras mais antigas do setor público, ou seja, iniciadas antes das alterações significativas a que estas foram sujeitas a partir de 2007.

Focando os trabalhadores licenciados, conclui-se que tal perfil crescente do diferencial se manteve em 2008-09 e 2018-19, mas verificou-se uma redução aproximadamente uniforme ao longo da carreira. Com efeito, em 2008-09, existia um prémio em todos os escalões de experiência no setor público, o que já não se verifica para os licenciados no início da carreira, no período mais recente. O sector público perdeu assim capacidade de atração de jovens licenciados relativamente ao setor privado.

 

 

Para mais detalhes consultar “Políticas em análise – Diferencial salarial entre os setores público e privado em Portugal”, do Boletim Económico do Banco de Portugal de junho 2023.

Preparado por Cláudia Braz, Manuel Pereira e Sharmin Sazedj. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.