Economia numa imagem

25.08.2023
As variáveis relacionadas com o contexto externo à empresa são as que mais contribuem para melhorar as previsões de crescimento das suas vendas

A previsão das vendas tem uma grande importância para as empresas, afetando as suas decisões de investimento, gestão de inventários e recursos humanos e o planeamento financeiro. As previsões das vendas são igualmente relevantes para vários agentes económicos fora da empresa, como é o caso dos futuros acionistas e dos credores. As previsões das vendas também podem ser úteis para os decisores de política, por exemplo para avaliar se o crédito está a ser atribuído às empresas mais promissoras, na medição do risco de crédito na carteira dos bancos ou para melhorar as previsões macroeconómicas.
Uma questão interessante é compreender se os determinantes do crescimento das empresas identificados na literatura são úteis na previsão das taxas de crescimento das vendas. Um modelo considerando esses determinantes tem um melhor desempenho na previsão das vendas face à hipótese de que a taxa de crescimento é igual à mediana histórica de todas as empresas. As variáveis que mais contribuem para melhorar as previsões são as relacionadas com o contexto externo, nomeadamente a taxa de crescimento dos agregados macroeconómicos (procura interna e exportações). Com exceção das variáveis relacionadas com o investimento, a maioria das outras variáveis citadas na literatura tem um poder preditivo negligenciável.
Para mais detalhes ver “O poder preditivo dos determinantes do crescimento das vendas”, Revista de Estudos Económicos do Banco de Portugal, Vol. IX, No. 3, pp. 55-86.
Preparado por Nuno Silva e Pedro Dias Moreira. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
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