Economia numa imagem

04.08.2023
O prémio salarial médio do setor público situa-se em torno de 11%

O setor público é composto por diferentes carreiras com regras próprias de funcionamento e de gestão dos recursos humanos, que têm sofrido alterações profundas nas últimas duas décadas. O debate permanente sobre as carreiras e condições de trabalho na função pública foca principalmente a identificação de prémios salariais e outras formas de regalias face ao sector privado. Contudo, uma avaliação correta dos prémios salariais não pode basear-se numa simples comparação de salários entre setores, tendo de considerar-se as diferenças nas qualificações produtivas dos trabalhadores.
A avaliação do prémio salarial do setor público baseia-se nos microdados do inquérito EU-SILC. Utiliza-se o salário por hora e controla-se para as diferenças que resultam de uma composição diversificada entre os dois setores em termos de género, experiência e escolaridade. Conclui-se que o prémio salarial médio no setor público se situa em torno de 11% em 2018-19, tendo diminuído 3 pp desde 2008-2009. Para a média da área do euro o prémio é mais reduzido, apesar da composição e a dimensão do setor público diferirem de país para país. O prémio em Portugal tem-se aproximado da média da área do euro, sendo ainda superior em cerca de 6 pp.
Para mais detalhes consultar “Políticas em análise – Diferencial salarial entre os setores público e privado em Portugal”, do Boletim Económico do Banco de Portugal de junho 2023.
Preparado por Cláudia Braz, Manuel Pereira e Sharmin Sazedj. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: