Economia numa imagem

O crescimento dos salários reais no setor privado foi diferenciado entre grupos sociodemográficos no período 2006-2020
21.04.2023

A evolução do salário médio real no setor privado registou dinâmicas diferenciadas entre 2006 e 2020. O salário médio real apresentou um perfil ascendente entre 2006 e 2009 e uma queda significativa entre 2010 e 2012. A partir de 2013, o salário voltou a registar uma recuperação, que foi particularmente marcada entre 2018 e 2020. No conjunto do período, o salário médio real no setor privado registou um crescimento anual médio de 1,0%.
O crescimento do salário real foi diferenciado entre grupos sociodemográficos. Os salários das mulheres cresceram em média 1,4% ao ano, mais do que os dos homens (0,8%), num contexto de aumento mais expressivo da escolaridade na população feminina. O maior crescimento dos salários dos trabalhadores mais jovens e com ensino básico reflete a maior prevalência da retribuição mínima mensal garantida nestes grupos. Em geral, os grupos com salários mais elevados tiveram crescimentos salariais mais baixos. Para além do efeito da retribuição mínima mensal garantida, esta dinâmica salarial reflete o aumento expressivo da escolaridade da população empregada.
Para mais detalhes consultar o Tema em destaque “A distribuição dos salários em Portugal no período 2006-2020“, do Boletim Económico do Banco de Portugal de março de 2023.
Preparado por Fernando Martins, Domingos Seward e Marta Silva. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: