Economia numa imagem

As empresas exportadoras portuguesas apresentam margens preço-custo mais altas do que as empresas que só vendem para o mercado interno
24.02.2023

Os modelos teóricos de comércio internacional indicam que as empresas exportadoras tendem a apresentar características diferentes daquelas que vendem apenas para o mercado interno. Estas empresas evidenciam, de modo geral, níveis mais elevados de produtividade, margens preço-custo mais altas e salários médios mais elevados em comparação com as empresas que vendem apenas no mercado interno.
Recorrendo a dados ao nível da empresa, para o período 2010-2019, mostra-se que as empresas exportadoras portuguesas têm margens preço-custo superiores às das empresas que vendem exclusivamente para o mercado interno. O ganho médio estimado de margem preço-custo varia entre 1,2% e 1,3% no setor transformador e entre 2,6% e 2,7% no setor não transformador, dependendo da especificação empírica. No setor transformador, este prémio é particularmente pronunciado nas indústrias classificadas em "Fabrico de mobiliário e colchões", em que atinge um valor de cerca de 5 por cento, e também na "Fabricação de produtos químicos" e "Artigos de borracha, matérias plásticas e outros", em que apresentam valores de cerca de 3 por cento. No setor não transformador, as indústrias com o prémio de margem preço-custo das empresas exportadoras mais alto são as "Atividades de informação e comunicação", as "Atividades profissionais, técnicas e científicas" e a "Construção", com valores próximos de 8, 7 e 4 por cento, respetivamente.
Para mais detalhes, ver Soares e Sousa (2023): “Prémio de margem preço-custo das empresas exportadoras portuguesas” publicado na Revista de Estudos Económicos do Banco de Portugal (Vol. 9, N.º 1).
Preparado por Ana Cristina Soares e Rita Sousa. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade das autoras e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: